Casa e Decoração

Rosa-do-deserto: saiba tudo sobre essa belíssima planta ornamental

Conheça a rosa-do-deserto, a planta ornamental de clima árido que cativa pela sua beleza exótica e é considerada item de colecionador, mas que você pode cultivar na sua casa!

Escrito por

A rosa-do-deserto é uma planta ornamental que vem conquistando a admiração de experts e leigos devido à sua beleza deslumbrante e exótica.

Mas cada planta tem suas particularidades e, para as cultivarmos com sucesso, é importante conhecê-las bem. Vamos lá?

Que planta é essa?

 

A rosa-do-deserto tem o nome científico Adenium obesum e é uma planta da família Apocynaceae. Sua origem está nas regiões no sul do Saara, em uma região chamada Sahel, onde estão a Mauritânia, o Senegal e o Sudão, na África tropical e subtropical e na Arábia.

Podendo atingir até cinco metros de altura e um metro e meio, ela é originalmente uma planta para quem dispõe de espaços maiores. Porém, hoje em dia já foram desenvolvidas técnicas para criar a rosa-do-deserto em vasos e todos podem cultivar e admirar sua beleza, independente do espaço de que se dispõe.

É um arbusto suculento com  caule bem grosso na base. Isso porque a flor, originária de áreas desérticas, se desenvolveu para reservar água e lidar com o vento do Saara. Suas folhas largas são dispostas em espiral, agrupadas das pontas aos ramos e possuem uma elegante textura de couro. Em períodos frios, as folhas podem cair.

Reprodução/ south seed bank

As flores são tubulares e possuem cinco pétalas que podem ser de diversas cores: branco, rosa, lilás, vermelho, vinho e até preto, às vezes possuindo detalhes esbranquiçados. 

Sendo uma planta natural de climas muito quentes, a rosa-do--deserto cresce bem em solo seco, bem-drenado, clima quente. Ou seja, se onde você mora o inverno é rigoroso, com geada ou até neve, sua rosa-do-deserto não sobreviverá ao ar livre. 

 

Como cuidar de uma rosa-do-deserto?

 

Onde plantar

 

Primeiramente, é importante escolher um vaso adequado. Apesar de precisar de bastante água para se desenvolver saudável, a rosa-do-deserto não gosta de estar em uma terra muito encharcada. Assim, o ideal é adquirir  um vaso espaçoso e com furinhos para drenagem do excesso de água.

 

Preparação do vaso

 

Lembre-se de que o caule da rosa-do-deserto é grosso e forte. Logo, suas raízes também são! Forrar o fundo do seu vaso com pedras e TNT para que as raízes não saiam do vaso pode evitar problemas futuros.

O substrato que mais se assemelha ao solo semiárido do habitat natural da rosa-do-deserto é uma mistura de terra, areia grossa e húmus de minhoca. Esse tipo de material é fácil de encontrar em mercados, lojas agropecuárias e de construção. No entanto, se você quiser realmente fazer as coisa do jeito mais certo possível, pode ir a uma loja de jardinagem e fazer a mistura que foi desenvolvida especialmente para rosas-do-deserto!

  • 65% de vermiculita;
  • 10% de fibra de coco;
  • 10% de areia;
  • 15% de material orgânico

Essa seria a melhor mistura para garantir a drenagem do solo e evitar a podridão das raízes, que é a maior dificuldade no cultivo as rosas-do-deserto.

O local onde você vai deixá-la também deve se aproximar o máximo possível de seu habitat. Assim, procure um canto onde haja bastante incidência de sol e onde a temperatura não fique abaixo de 14ºC.

 

Reprodução/ youtube sunshine lady’s orchids & garden

 

Como regar

 

Nada de dar banho na sua rosa-do-deserto! As raízes dela podem apodrecer, lembra? O ideal é manter a terra sempre úmida, mas sem encharcar. O jeito mais certo de saber se está na hora de regar é colocar o dedo no solo, o mais fundo possível para sentir a umidade. Se estiver seco, está na hora de regar.

No entanto, durante o inverno, recomenda-se deixar a planta inativa. Isso é feito de forma muito simples: é só reduzir a rega para uma vez a cada três ou quatro semanas. Não se preocupe, sua rosa não morrera. Ela se desenvolveu em um deserto e é capaz de passar longos períodos sem água.

 

Cuidados com a poda

 

A rosa-do-deserto possui seixa extremante tóxica que pode provocar mal-estar, tontura, náusea e vômito. Essa toxina, em sua versão condensada, era usado como veneno para flechas pelas tribos africanas das terras onde a rosa nasce.  Por isso, ao fazer a poda ou replantio, jamais deixe de usar luvas.

Pelo mesmo motivo é bom deixá-la fora do alcance de animais domésticos.

 

Sementes de rosa-do-deserto podem ser falsificadas

Em função de sua fama, as rosas-do-deserto têm sido muito buscadas e isso criou um mercado de sementes da planta que inclui bons e maus fornecedores. Assim, procure um fornecedor de confiança ao adquirir as suas. Especialmente se você quiser uma cor específica e menos comum de flores.

Quer mais dicas pra encher sua casa de plantas e ter mais vida no seu lar? Veja também nosso conteúdo sobre plantas na decoração!

Última modificação em 29/07/2022 11:23

Débora Cunha

Professora, tradutora e redatora. Gosto de pessoas, livros e filmes que me provocam a pensar e enxergar além do óbvio.

Compartilhe
Escrito por