4 vezes que William Bonner quebrou o protocolo no Jornal Nacional

O jornalista já desabafou, deu bronca e alertou durante o telejornal.

William Bonner, um dos nomes mais relevantes do jornalismo brasileiro, está há mais de 20 anos sendo a cara do Jornal Nacional. Âncora do telejornal, o jornalista de 57 anos hoje também tem a cadeira de editor-chefe do programa da TV Globo. Sem medo de dizer o que pensa, o apresentador quebra o protocolo quando vê necessidade de falar algo com caráter de urgência aos telespectadores.

Na noite desta quinta-feira (14), durante o Jornal Nacional, William Bonner fez um desabafo sobre fake news. Confira quatro vezes que o jornalista quebrou o protocolo no programa para dar uma bronca ou alerta.

Âncoras do telejornal
Bonner e renata (foto: reprodução/tvglobo)

William Bonner pediu calma

Em março de 2020, ainda no começo da pandemia do covid-19, o apresentador iniciou o telejornal conversando com quem assistia o programa: "hoje a gente vai fazer uma pausa, porque é muita informação, todo dia, o tempo todo, sobre o coronavírus. O desafio que o vírus impõe ao mundo todo. A gente vai fazer essa pausa primeiro para dizer simplesmente: calma. Não dá para começar o JN de hoje sem pedir calma".

Renata Vasconcellos, também âncora do jornal, falou sobre a pandemia e pediu cuidado por parte da população. "A gente precisa respirar, entender que essa crise vai ter altos e baixos, vai exigir sacrifícios", completou William Bonner.

Apresentador desabafou sobre fake news

Na quebra de protocolo mais recente no programa, William Bonner fez um desabafo sobre fake news e a forma que notícias falsas atrapalham o trabalho dos jornalistas. "Eu queria só lembrar que se nós fazemos isso todo dia é porque nós estamos cumprindo um dever profissional. Nós aqui e todos os jornalistas do planeta Terra. Nesse momento, infelizmente, além de dar as notícias, de trazer as informações corretas, nós estamos esgrimando com loucos, com irresponsáveis, com gente que é capaz de entrar em um WhatsApp da vida e sair espalhando mentira a bel-prazer, mas as mentiras mais absurdas, crendices. Tem gente que faz isso investido de cargo público. Tem gente que faz isso sistematicamente", disse o jornalista.

"Mas a gente aqui, nós jornalistas profissionais, nós não vamos desistir, porque esse é o nosso dever profissional. A gente está defendendo aqui a nossa profissão, mas a gente tá defendendo aqui, a sociedade. A nossa, aqui no Brasil, e cada colega nosso jornalista em cada país desse planeta", completou William Bonner.

Leia também: Além de Whindersson, veja quais famosos vão comprar oxigênio para Manaus

William Bonner rebateu Bolsonaro

No começo de 2021, após declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia do covid-19, o apresentador rebateu o comentário do presidente e alfinetou o político: "os números oficiais das secretarias estaduais de saúde mostram que o vírus a que se refere o presidente Jair Bolsonaro está se espalhando pelo Brasil, há a taxas maiores desde dezembro. Esse vírus contaminou quase 8 milhões de pessoas no país todo e levou luto às famílias e aos amigos de mais de 197 mil brasileiros".

Jornalista fala sobre perdas da pandemia

Em maio de 2020, William Bonner alertou sobre a forma de algumas pessoas de lidar com o número de mortos da pandemia, que não para de crescer, mas que alguns tendem a ignorar: "as pessoas vão perdendo a noção, 8 mil vidas acabaram, eram vidas de pessoas, amadas por outros pessoas, pais, filhos, irmãos, amigos, conhecidos".

Veja também:

Hospitais de Manaus estão sem oxigênio para pacientes com Covid-19

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes