Cinema & TV

Relembre carreira de Jandira Martini hoje, a Zoraide de O Clone

Atriz está afastada das novelas desde 2012

Escrito por

Em O Clone, novela de 2011, Zoraide é uma das personagens mais lembradas. Depois do sucesso da trama escrita por Glória Perez, Jandira Martini seguiu carreira artística na Globo e interpretou papeis memoráveis. A atriz morreu no dia 29 de janeiro, em São Paulo, aos 78 anos.

Carreira de Jandira Martini

Após o término de O Clone, a atriz Jandira Martini esteve em outras novelas de Glória Perez. Ela interpretou Odaléia em América (2005), Puja Hitid em Caminho das Índias (2009), outro grande sucesso da emissora, e a Vó Farid em Salve Jorge (2013).

Mas nem só em folhetins que contam histórias em outros países esteve a atriz. Martini acumula passagens pela TV, teatro e cinema, como A Casa das Sete Mulheres (2003), Desejo Proibido (2007), Escrito nas Estrelas (2010) e Morde e Assopra (2011) - todas novelas da Globo. Ela é amiga próxima do ator Marcos Caruso, com quem já escreveu textos para os palcos e televisão.

Apesar de ser bastante conhecida pelo público noveleiro, o última aparição na teledramaturgia foi em 2012, quando terminou de gravar Salve Jorge. Seus trabalhos mais recentes foram no seriado adolescente Manual para se Defender de Aliens, Ninjas e Zumbis (2017) da Warner e no filme 10 Horas para o Natal, lançado em 2020. Além disso, um pouco antes da pandemia de covid-19 chegar ao Brasil, ela fez uma leitura pública de uma peça de teatro chamada Em Busca do Bonde Perdido, escrita por ela mesma.

Atrizes eliana guttman e jandira martini em agosto de 2021 - foto: reprodução/instagram/@eliana guttman

Final de Zoraide em O Clone

Zoraide passa a maior parte da trama apaixonada por Ali (Stênio Garcia), tio de Jade (Giovanna Antonelli) - a personagem é a verdadeira "mãezona" do núcleo muçulmano.

Na reta final do folhetim, Zoraide finalmente irá conquistar o amor de sua vida. Ali percebe que ela é a única mulher que gosta dele de verdade, apesar de já ser casado com outras três mulçumanas.

Ali reúne toda a família e faz o pedido para Zoraide: "Você aceita?". A mulher ficará tão nervosa que desmaia após ouvir a pergunta de seu amado.

Dias depois, acontece o casamento do novo casal. Na noite de núpcias, Ali se declara para a esposa: "Não há balança que pese meu tesouro. O primeiro olhar vendo os olhos da amada é como o espírito sobre a face das águas que deu origem aos céus e a terra. Alá, abençoe minha união com essa mulher. Faz com que ela goste de mim e me e me traga paz e alegria para minha vida".

Ali (stênio garcia) e zoraide (jandira martini) se casam no final de o clone - foto: reprodução/globo

Última modificação em 30/01/2024 10:52

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Ver Comentários

  • Jandira Martini e uma atriz marcante...
    Sua presença é sua atuação e forte em QQR veículo de interpretação do ator.
    Taí mais uma imensa atriz,que deveria ser mais aproveitada no nosso cenário artístico.

Compartilhe
Escrito por