Cinema & TV

Vote: qual a melhor novela da Globo de todos os tempos?

Há diversos folhetins que ficaram marcados na memória dos espectadores brasileiros. Qual o seu favorito?

Escrito por

As tramas exibidas na faixa 21h são responsáveis por elevarem a audiência da Rede Globo - Roque Santeiro, por exemplo, exibida em 1985, atingiu picos de 100% de audiência, segundo a TV História. Por mais que os anos passem, há novelas e personagens que ficam pra sempre na memória dos espectadores. O DCI quer saber: qual a melhor novela da Globo? Vote na enquete e dê sua opinião.

As novelas reunidas abaixo foram selecionadas de acordo com a audiência.

VOTE NA ENQUETE AQUI 

Vale Tudo (1988)

Sucesso do final da década de 80, a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères cativou a audiência sobre o mistério do assassinato de Odete Roitman (Beatriz Segall), que fez com que o Brasil parasse para desobrir a identidade do responsável pela morte. Foram 61 pontos de média no ibope.

Odete roitman (beatriz segall) é uma das principais personagens de vale tudo - foto: reprodução/rede globo

Melhor novela da Globo: Roque Santeiro (1985)

Roque Santeiro fez história na Rede Globo: o folhetim atingiu média de 67 pontos de audiência, e até hoje, não foi superado por nenhuma outra obra da emissora. No último capítulo, a trama de Aguinaldo Silva chegou a alcançar 100 pontos - um marco histórico jamais visto e nunca superado.

Lima duarte, regina duarte e josé wilker em roque santeiro (foto: irineu barreto filho/rede globo)

Melhor novela da Globo: Rainha da Sucata (1990)

Exibida em 1990, Rainha da Sucata atingiu surpreendentes 61 pontos de audiência. As extravagâncias de dona Armênia (Aracy Balabanian) e Maria do Carmo (Regina Duarte)  à prepotente Laurinha Figueiroa (Glória Menezes) conquistaram o público na época.

Regina duarte, glória menezes e tony ramos em rainha da sucata (foto: reprodução/globo)

Renascer (1993)

Renascer também está no top 10 novelas de maior audiência dos anos 90. Foram 60 pontos de audiência durante sua exibição, de 8 de março e 14 de novembro de 1993.

João pedro (marcos palmeira) e josé inocêncio (antônio fagundes) em renascer (foto: reprodução/rede globo)

 

O Rei do Gado (1996)

Outro grande sucesso da emissora foi O Rei do Gado, exibida em 1996 pela emissora. A trama atingiu 51.81 pontos na primeira vez que foi ao ar e está em sua terceira reprise no Vale a Pena Ver de Novo.

A trama de Benedito Ruy Barbosa gira em torno da rivalidade entre os Mezengaz e Berdinazzis, até Giovanna (Letícia Spiller) e Henrico (Leonardo Brício), de famílias rivais, se apaixonam. Impedidos de viver o amor que sentem um pelo outro, eles fogem juntos. Da união nasce Bruno (Antônio Fagundes), que na segunda fase da trama se torna um rico fazendeiro.

Bruno mezenga (antônio fagundes) em o rei do gado - foto: reprodução/rede globo

Melhor novela da Globo: O Clone (2001)

O Clone, grande sucesso da Globo nos anos 2000, se despediu da audiência com 60 pontos de ibope. A história de Lucas e Jade fez grande sucesso na TV brasileira na ocasião.

Giovanna antonelli e murilo benício em o clone (foto: reprodução/memória globo)

Senhora do Destino (2004)

Quem não se lembra da carismática vilã Nazaré Tedesco? Senhora do Destino conquistou o título de novela de maior audiência da Globo desde 1996, com o Rei do Gado. A trama de Aguinaldo Silva. teve média de 50,4 pontos.

Renata sorrah como nazaré em senhora do destino (foto: reprodução/globo)

Caminho das Índias (2009)

O triângulo amoroso entre os personagens de Márcio Garcia, Juliana Paes e Rodrigo Lombardi, criado por Gloria Perez, rendeu a média de 38.59 pontos de audiência. Caminho das Índias foi o primeiro folhetim brasileiro a vencer o Emmy Internacional.

Maya (juliana paes) e raj (rodrigo lombardi) em caminho das índias (foto: reprodução/globo)

Insensato Coração (2011)

A história de amor entre Pedro (Eriberto Leão) e Marina (Paolla Oliveira) conquistou o coração de audiência e garantiu média de 35.78 pontos para a Globo.

Eriberto leão, paola oliveira e fernanda macho em insensato coração (foto: reprodução/globo)

 

Fina Estampa (2011)

A trama de Aguinaldo Silvia conquistou a maior audiência da década de 2010, com 39.04 pontos de média de audiência. A saga de Griselda (Lilia Cabral), também conhecida como Pereirão, despertou a simpatia do público com a trajetória da protagonista, que vai de "faz-tudo" a ricaça ao ganhar na loteria.

Os atores malvino salvador, lilia cabral e sophie charlotte em fina estampa - foto: rede globo

Avenida Brasil (2012)

O Brasil parou para acompanhar a história de Rita (Débora Falabella) e sua madrasta Carminha (Adriana Esteves). Até hoje, a trama rende memes nas redes sociais - um dos momentos mais lembrados é a cena em que Rita grita para a madrasta: "Me serve, vadia. Me serve!". Foram 38.71 pontos de média.

Elenco de avenida brasil (foto: reprodução/globo)

Melhor novela da Globo: Amor à Vida (2013)

A trama do vilão Felix, interpretado por Mateus Solano, rendeu a Globo 44 pontos, maior ibope desde Avenida Brasil.

Thiago fragoso e mateus solano em amor à vida (foto: reprodução/globo)

Império (2014)

Império também rendeu bons frutos para a emissora. O folhetim de Aguinaldo Silva venceu o Emmy Internacional e registrou média de 33 pontos. Em 2021, a trama foi reprisada pela emissora durante a pandemia de covid-19, que impossibilitou a gravação das novelas inéditas.

Alexandre nero como o comendador josé alfredo (foto: reprodução/globo/paulo belote)

O Outro lado do Paraíso (2017)

"Vocês não sabem o prazer que está de volta", bordão de Clara (Bianca Bin), ficou marcado na teledramaturgia brasileira. Foram 38.23 pontos de média em sua exibição de 2017 a 2018.

Sérgio guizé, bianca bin e thiago fragoso em o outro lado do paraíso (foto: reprodução/globo)

A Força do Querer (2017)

A Força do Querer foi exibida pela primeira vez em 2017 e reprisada em 2020, na Rede Globo. Em sua exibição original, a trama de Gloria Perez,  fez 35.66 na média de audiência.

Juliana paes (bibi perigosa) e rodrigo lombardi (caio) em a força do querer (foto: joão miguel júnior/globo)

A Dona do Pedaço (2019)

A trama de Walcyr Carrasco garantiu média geral de 35,97 pontos em seus 161 capítulos. A novela contou a história da boleira Maria da Paz e sua queda de braço com a filha, Josiane.

Juliana paes em a força do querer (foto: reprodução/globo)

 

Pantanal (2022)

Um dos maiores sucessos recentes, Pantanal ganhou um remake em 2022 na Globo, adaptado por Bruno Luperi. A releitura da história de Juma Marruá (Alanis Guillen) e José Leôncio (Marcos Palmeira) teve ampla repercussão nas redes sociais e fechou com 29,65 pontos.

Murilo benício e marcos palmeira em pantanal - foto: reprodução/globo

 

Última modificação em 05/12/2022 14:33

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Ver Comentários

Compartilhe
Escrito por