Cinema & TV

8 filmes sobre mulheres fortes e empoderamento feminino

Veja uma lista com várias narrativas que visam o protagonismo feminino nas telas e servem de inspiração.

Escrito por

O sucesso profissional e prestigio costumam, muitas vezes, estar relacionado a homens. Quando o assunto é cinema, o mesmo se repete, ou seja, vemos muitas narrativas exaltando conquistas masculinas e poucos filmes sobre mulheres fortes e com protagonismo feminino. Entretanto, existem histórias que mostram outra visão e servem de inspiração para o público feminino.

Filmes sobre mulheres fortes

Ainda não são muitas as narrativas que contam com protagonismo feminino. Por isso, selecionamos alguns documentários e filmes com histórias reais de mulheres fortes, que além de se tornarem bem sucedidas viraram também uma inspiração para outras. Confira a lista:

The Director – Uma criadora na Gucci

Esse documentário nos traz a história de Frida Giannini, uma das únicas mulheres a assumir a direção criativa da grife italiana. Portanto, é uma inspiração para mulheres que querem empreender e, principalmente, ocupar ambientes de prestigio e cargos altos, que costumam ser designados a homens.

Coco antes de Chanel - Filmes sobre mulheres fortes

O filme documentário conta a vida de uma das maiores estilistas da história, Coco Chanel. Desde cedo, Chanel queria mudar o curso das criações da moda feminina, visando unir elegância e conforto. Conseguiu concretizar suas ideias e ficou conhecida como um ícone no mundo todo. É um filme inspirador, pois relata como uma mulher conseguiu revolucionar o mercado da moda e o tornar mais libertador para mulheres.

Erin Brockovich: Uma mulher de talento

O filme estrelado por Julia Roberts foi baseado na história verídica de Brockovich, que atualmente é presidente de uma consultoria e trabalha como ativista ambiental. Erin trabalha em um pequeno escritório de advocacia quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes e começa a investigar o assunto. Então, ela consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, conquistando um processo de 333 milhões de dólares.

Estrelas Além do Tempo

Esse filme bibliográfico conta a vida de três mulheres negras, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson, que trabalham na NASA, durante a guerra fria nos Estados Unidos. O mostra filme como questão de gênero e raça era segregacionista na época. Contudo, apesar das dificuldades, essas mulheres conseguiram driblar os preconceitos e mostrar sua competência e talento em um ambiente racista.

Walker – Netflix

Essa é, na verdade, uma minissérie inspirada na vida de Madam C.J. Walker, empreendedora e a primeira mulher negra a se tornar milionária nos Estados Unidos. Produzida pela Netflix, são quatro episódios que contam a trajetória dessa empresária que quebrou barreiras e preconceitos. Ainda que existam alguns elementos ficcionais na série, a história é baseada na vida real de Walker, além de ser considerada uma inspiração para mulheres fortes em todo o mundo.

Diana Vreeland: The Eye Has to Travel

Esse documentário, de 2011, conta sobre a editora da revista Vogue americana e da Harper's Bazaar, Diana Vreeland, que também é considerada umas das mais influentes personalidades do mundo da moda. Um documentário inspirador sobre uma mulher que conquistou um espaço no mundo da moda. O filme foca em sua carreia e suas conquistas profissionais, e ainda conta com depoimentos de pessoas que trabalharam com a editora, como o estilista Manolo Blahnik.

A Dama de ferro

O drama conta a história de Margaret Thatcher, a primeira mulher a ser eleita para ocupar o cargo de primeira-ministra na história do Reino Unido, em 1979. O longa, estrelado por Meryl Streep, foca no desenvolvimento da carreira política da famosa "dama de ferro", assim como em suas relações afetivas e familiares. Essa história é inspiradora, pois fala sobre a ascensão da mulher na politica, um ambiente que até hoje é predominantemente masculino.

Varda por Agnès

Esse documentário é uma autobiografia, produzido e dirigido pela própria Agnès Varda. Nele a artista conta sua história como fotografa, cineasta e artista. Além disso, Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico.

Filmes sobre mulheres fortes - Bônus: The Post, a guerra secreta.

O filme é baseado em fatos reais e conta a história de Kat Graham, dona do jornal "The Washington Post". O longa metragem mostra sua luta e coragem, além de força de vontade, em assumir um negócio que sempre esteve nas mãos de homens de sua família, mas era seu por direito.

 

Última modificação em 29/07/2022 11:38

Luisa Eller

Jornalismo na PUC-SP, produtora de conteúdo e especialista em análise de SEO.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Filmes