Cinema & TV

Qual é a ordem cronológica correta para assistir Star Wars?

Certamente uma das franquias mais bem-sucedidas, Star Wars ainda é relevante mesmo após 44 anos de seu primeiro lançamento.

Escrito por

Quase meio século se passou desde que o primeiro filme de Star Wars mudou o cinema para sempre em 1977, com a franquia ainda forte décadas depois. Como resultado, há mais opções do que nunca para escolher.

Se você quiser assistir aos filmes e shows em ordem, você tem algumas opções. Alguns afirmam que existem cinco ordens diferentes nas quais você pode assistir à saga, mas existem algumas formas preferidas amplamente aceitas.

Qual é a ordem cronológica dos filmes de Star Wars?

Embora o primeiro filme seja de 1977, é importante que os interessados na saga não se importem tanto com as datas de lançamentos; e as claras diferenças estéticas dos filmes. A ordem correta a seguir seguida pelos novos fãs dos filmes é:

1 -  I - A Ameaça Fantasma (1999)

2 -  II - O Ataque dos Clones (2002)

3 - Guerra dos Clones (2008) - série animada

4 -  III - A Vingança dos Sith (2005)

5 - Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

6 - The Bad Batch (2021) - série animada

7 - Star Wars Rebels (2014) - série animada

8 - Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

9 - IV - Uma Nova Esperança (1977)

10 - V - O Império Contra-Ataca (1980)

11 - VI - O Retorno do Jedi (1983)

12 - O Mandaloriano (2019) - série live-action

13 - Star Wars: A Resistência (2018) - série animada

14 -  VII - O Despertar da Força (2015)

15 -  VIII - Os Últimos Jedis (2017)

16 - IX - A Ascensão Skywalker (2019)

George Lucas sempre quis que o filme original de Star Wars fosse uma pequena parte de uma história muito maior. Então, só porque foi o primeiro filme a ser lançado não significa que seja o começo da história. Em vez de seguir a ordem de lançamento, você também pode tentar a ordem cronológica com base em quando os filmes devem acontecer.

Isso significaria começar com os Episódios I, II e III da trilogia prequela, antes de passar para IV, V, VI dos filmes originais e terminar com VII, VIII, IX das sequências. Se você estiver adicionando os filmes independentes, poderá encaixar Rogue One e Solo entre os episódios III e IV, e deve funcionar bem.

No entanto, uma vez que esta ordem arruína completamente a revelação de Darth Vader nos filmes originais, não é aconselhável que alguém assista a esses filmes pela primeira vez nesta ordem. Assistir Star Wars em ordem cronológica é mais uma experiência divertida para os fãs de longa data verem a série de uma nova perspectiva.

O nome oficial das eras?

Para esquentar o ânimo dos fãs para o próximo lançamento (a série animada The Bad Batch chega em 2021), a Disney divulgou o nome oficial de todas as diferentes eras da história retratadas na saga.

Os filmes e séries já lançadas estão divididas em cinco períodos:

  • A Queda dos Jedi
  • O Reinado do Império
  • A Era da Rebelião
  • A Nova República
  • A Ascensão da Primeira Ordem

Fora os períodos citados acima, há ainda a era da Alta República, que ainda não possui nenhum lançamento oficial, mas está nos planos futuros da Disney para Star Wars.

Todos os filmes e séries animadas ou em live-action da saga estão disponíveis na plataforma Disney+.

VEJA: Ordem cronológica dos Vingadores 

Última modificação em 03/05/2023 23:45

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Filme