Cinema & TV

Quem matou o Juca Pirama na novela O Salvador da Pátria?

Originalmente exibida em 1989, o folhetim de Lauro César Muniz intriga o espectador com um mistério: quem matou o Juca Pirama?

Escrito por

A novela O Salvador da Pátria está sendo reprisada pelo canal fechado Viva desde 12 de abril. Originalmente exibida em 1989, o folhetim de Lauro César Muniz intriga o espectador com um mistério: quem matou o Juca Pirama?

Quem matou Marlene e Juca Pirama?

Em O Salvador da Pátria, o influente deputado Severo Blanco (Francisco Cuoco) é casado com Gilda (Susana Vieira), mas mantém um caso extraconjugal com Marlene (Tássia Camargo). O parlamentar tenta impedir de todas as formas que alguém fique sabendo da relação, mas a história chega aos ouvidos de Juca Pirama (Luís Gustavo), um radialista local.

Severo arma o casamento de sua amante com Sassá (Lima Duarte), um humilde boia-fria, para manter o caso em segredo. Entretanto, Juca ameaça desmascarar a farsa do parlamentar e é morto a tiros ao lado de Marlene, por uma pessoa que a audiência não consegue ver.

Sassá, agora viúvo de Marlene, é acusado pelo crime e é condenado a oito anos de prisão. Mas, em um novo julgamento, o boia-fria é inocentado com a ajuda da professora Clotilde (Maitê Proença). Os dois se apaixonam um pelo outro.

Apenas no último episódio da trama que o assassino de Juca e Marlene é revelado. Para a surpresa da audiência, quem matou o Juca Pirama foi Jaime (Valter Santos), Subdelegado de Tangará, que trabalha com o Delegado Plínio (Antônio Grassi). O crime aconteceu devido ao envolvimento do falecido radialista com uma organização criminosa comandada por Bárbara, (Lúcia Veríssimo), outra amante de Severo. Jaime integra a facção de drogas rival a de Juca, e o radialista era considerado uma pedra no caminho dos inimigos.  O subdelegado também foi o responsável por alterar a cena do crime para culpar Sassá.

Luís gustavo é juca pirama em o salvador da pátria - foto: reprodução

Que horas passa O Salvador da Pátria?

O folhetim é exibido de segunda a sábado, às 14h20 (horário de Brasília) e reprisado às 00h30, no canal Viva. Para assistir a novela, é necessário ter TV por assinatura ou ser assinante do GloboPlay +canais.

Claro TV: canal 43 e 543 (HD).

Vivo: canal 804 (HD).

Sky: 43 e 543 (HD).

Veja também:

Sessão da Tarde hoje (21/05) exibe Entrando Numa Fria Maior Ainda

Última modificação em 26/07/2022 06:06

Marina Gomieiro

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.

Compartilhe
Escrito por