Cinema & TV

Veja quem ganhou mais vezes o Oscar de Melhor Atriz

Meryl Streep é a atriz que mais recebeu indicações no Oscar; veja quem mais venceu a premiação

Em 1927, a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas criou o Oscar para celebrar o cinema mundial como um todo. Categorias especiais como Melhor Filme, Direção, Fotografia e Melhor Ator, formam a estrutura da premiação que acontece anualmente nos Estados Unidos. Ao longo de quase um século de história, atrizes como Frances McDormand e Renée Zellweger já levaram a sonhada estatueta dourada para casa. De acordo com o histórico do prêmio, veja quem ganhou mais vezes o Oscar de Melhor Atriz.

Katharine Hepburn - Quem ganhou mais vezes o Oscar de melhor atriz

Katharine hepburn em 1940.

A atriz que morreu aos 96 em 2003 é a maior recordista de estatuetas do Oscar em toda a história da maior premiação do cinema mundial. Katharine Hepburn ganhou nada menos que quatro prêmios, todos de Melhor Atriz, por suas atuações em filmes como Manhã de Glória, lançado em 1933, Adivinhe Quem Vem Para Jantar, de 1967, O Leão no Inverno, 1968, e Num Lago Dourado, que estreou nos cinemas em 1981.

Considerada um ícone do cinema mundial até os dias de hoje, Katharine também já venceu premiações como BAFTA, nas categoria de Melhor Atriz por atuações em Guess Who's Coming to Dinner / The Lion in Winter (1969) e On Golden Pond (1982); e o Emmy Awards como Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme por Love Among the Ruins, em 1975.

  • 4 Oscars de Melhor Atriz/ Indicada 12 vezes

Meryl Streep

Considerada pela imprensa internacional a 'melhor atriz de todos os tempos', Meryl Streep colecionada nada menos que 21 indicações ao Oscar. Apesar de marcar presença na luxuosa cerimônia da premiação por mais de duas décadas, a estrela venceu 3 vezes. Sendo uma na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu desempenho em Kramer vs. Kramer, lançado em 1979, e duas como Melhor Atriz por trabalhos em A Escolha de Sofia (1982) e A Dama de Ferro (2011).

Sucesso de crítica, Meryl também já venceu premiações importantes como Globo de Ouro, BAFTA, Emmy, Festival de Cannes e Festival de Berlim.

  • 3 Oscars - 1 Melhor Atriz Coadjuvante e 2 Melhor Atriz/ Indicada 21 vezes
Meryl streep foto: wikimedia commons

Ingrid Bergman

A sueca ocupa a terceira colocação de profissionais que mais ganharam o Oscar de Melhor Atriz com três estatuetas no total, perdendo para Meryl Streep apenas no critério de desempate no número de indicações. Ingrid Bergman, que morreu aos 67 em 1982, venceu o Oscar de Melhor Atriz por atuações nos filmes A Meia-Luz (1944) e Anastásia (1956), e Melhor Atriz Coadjuvante por Um Crime No Expresso Oriente (1974).

Ao longo da carreira, Bergman venceu prêmios como Emmy, Globo de Outro, BAFTA, Prêmio Césars, Davi di Donatello e Tony Awards, totalizando 30 vitórias.

  • 3 Oscars - 1 Melhor Atriz Coadjuvante e 2 Melhor Atriz/ Indicada 7 vezes
Bette davis foto: wikimedia commons

Bette Davis

A atriz, que morreu aos 81 anos em 1989 ganhou duas estatuetas do Oscar de Melhor Atriz por atuações em Perigosa, lançado em 1935 e Jezebel, de 1938. Ao longo da carreira, a estrela recebeu 10 indicações e venceu premiações importantes como Emmy Award, Prêmio Kennedy e Prémio Donostia.

  • 2 Oscars - Melhor Atriz/ Indicada 10 vezes
Bette davis atriz vencedora do oscar foto: wikimedia commons

Jane Fonda - Quem ganhou mais vezes o Oscar de Melhor Atriz

Aos 82 anos, a atriz é uma das profissionais do cinema mais prestigiadas em todo o mundo. Jane venceu o Oscar de Melhor atriz por sua atuação em Passado Condena (1971) e repetiu o feito em Amargo e Regresso (1978). Na premiação, ela já foi indicada 7 vezes.

Atualmente, Fonda é uma das protagonistas da série da Netflix, Grace and Frankie, que já conta com 6 temporadas no serviço de streaming.

  • 2 Oscars - Melhor Atriz/ Indicada 7 vezes
Jane fonda foto: wikimedia commons

Leia também

Confira os 8 filmes mais premiados da história

‘Melhor Ator’: guia para assistir aos filmes indicados ao Oscar

Última modificação em 21/07/2022 09:54

Compartilhe
Tags: atriz