Cultura

1 de maio: saiba por que o Dia do trabalhador é feriado

O 1º de maio de 2021 será comemorado no sábado.

Escrito por

O dia 1 de maio é comemorado como o Dia Internacional do Trabalho em vários países, para comemorar o movimento trabalhista que deu início a várias reformas, como limitar as horas de trabalho para oito e licenças remuneradas.

O 1º de maio de 2021 será comemorado no sábado.

Dia de Ação de Graças: entenda porque a data é tão especial nos EUA

1 de maio - Dia do trabalhador

O Dia de Maio é uma celebração de 1º de maio com uma longa e variada história, que remonta a milênios. Ao longo dos anos, ocorreram diversos eventos e festividades em todo o mundo, a maioria com o propósito expresso de receber em uma mudança de estação (primavera no Hemisfério Norte). No século 19, o primeiro de maio assumiu um novo significado, à medida que um Dia Internacional dos Trabalhadores surgiu do movimento trabalhista pelos direitos dos trabalhadores e uma jornada de trabalho de oito horas.

A conexão entre o primeiro de maio e os direitos trabalhistas começou nos Estados Unidos. Durante o século 19, no auge da Revolução Industrial , milhares de homens, mulheres e crianças morriam todos os anos de más condições de trabalho e longas horas de trabalho.

Em uma tentativa de acabar com essas condições desumanas, a Federação de Sindicatos e Negócios Organizados (que mais tarde se tornaria a Federação Americana do Trabalho, ou AFL) realizou uma convenção em Chicago em 1884. A FOTLU proclamou que “oito horas constituem um dia legal trabalho a partir de 1 ° de maio de 1886. ”

No ano seguinte, os Cavaleiros do Trabalho - então a maior organização trabalhista da América - apoiaram a proclamação enquanto ambos os grupos encorajavam os trabalhadores a fazer greve e protestar.

Em 1º de maio de 1886, mais de 300.000 trabalhadores (40.000 somente em Chicago) de 13.000 empresas deixaram seus empregos em todo o país. Nos dias seguintes, mais trabalhadores se juntaram e o número de grevistas cresceu para quase 100.000.

Por fim, o dia 1º de maio foi escolhido para ser o Dia Internacional dos Trabalhadores para comemorar o caso Haymarket de 1886 em Chicago. Naquele ano, em 1º de maio, houve uma greve geral pela jornada de trabalho de oito horas. Em 4 de maio, a polícia agiu para dispersar uma assembleia pública de apoio à greve, quando um não identificado atirou uma bomba. A polícia respondeu atirando contra os trabalhadores. O evento levou a várias mortes.

1 de maio - Dia do trabalhador no Brasil

No Brasil, a data foi consolidada em 1924. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Hoje, o primeiro de maio é um feriado oficial em 66 países - incluindo o Brasil - e celebrado não oficialmente em muitos outros.

Frases do dia do trabalhador

"O prazer no trabalho coloca a perfeição no trabalho" - Aristóteles.

"Nada jamais chega a um que valha a pena, exceto como resultado de trabalho árduo" - Booker T. Washington

"Encontre algo que adore fazer e nunca mais terá que trabalhar um dia na sua vida" - Harvey Mackay

"Sem trabalho nada prospera" - Sófocles

"Ouse ser honesto e não tenha medo do trabalho" - Robert Burns

"Nada funcionará a menos que você faça" - Maya angelou

"Amadores sentam e esperam por inspiração. O resto de nós apenas se levanta e vai trabalhar" - Stephen King

"Aprendi o valor do trabalho árduo trabalhando duro" - Margaret Mead

"Todo trabalho que eleva a humanidade tem dignidade" - Martin Luther King Júnior.

"Nenhuma obra-prima humana foi criada sem grande trabalho" - Andre Gide

"O fruto do trabalho é o mais doce dos prazeres" - Luc de Clapiers

"Sem ambição, não se começa nada. Sem trabalho não se acaba nada. O prêmio não será enviado a você. Você tem que vencer" - Ralph Waldo Emerson

"Descanse. Um campo que descansou dá uma colheita abundante" - Ovid

"Não cheguei lá desejando ou torcendo por isso, mas trabalhando para isso" - Estée Lauder

"Toda riqueza é produto do trabalho" - John Locke
"O grande segredo da vida é que não existe um grande segredo. Seja qual for o seu objetivo, você pode chegar lá se estiver disposto a trabalhar" - Oprah Winfrey
"É somente com trabalho e esforço doloroso, com energia implacável e coragem resoluta, que avançamos para coisas melhores" - Theodore Roosevelt
"Siga sua paixão, esteja preparado para trabalhar muito e se sacrificar e, acima de tudo, não deixe ninguém limitar seus sonhos" - Donovan Bailey.

Última modificação em 26/07/2022 08:30

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por