Cultura

Dia da Consciência Negra: como surgiu e quem homenageia

O Brasil possui diversos feriados históricos, mas talvez o Dia da Consciência Negra é um dos mais importantes para entender nosso país. Segundo o Instituto da Mulher Negra Geledés, a data comemorada em 20 de novembro dá ao povo negro “a possibilidade de conhecer e reconhecer seus heróis e sua história”. Você sabe como surgiu a data e quem ela homenageia?

Escrito por

O Brasil possui diversos feriados históricos, mas talvez o Dia da Consciência Negra é um dos mais importantes para entender nosso país. Segundo o Instituto da Mulher Negra Geledés, a data comemorada em 20 de novembro dá ao povo negro “a possibilidade de conhecer e reconhecer seus heróis e sua história”. Você sabe como surgiu a data e quem ela homenageia?

Confira abaixo quatro pontos fundamentais para entender o Dia da Consciência Negra:

Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

Embora possua alguns marcos importantes, o Dia da Consciência Negra começou a ser construído em 1970. Na ocasião, um grupo de quilombolas liderado pelo poeta Oliveira Silveira entendeu a importância da criação de uma data para comemorar “o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país.”

Durante as conversas iniciais, a ideia era acolher a data de 13 de maio como referência, mas a legitimidade da data foi questionada. Isso ocorreu pois houve um entendimento que a abolição da escravatura não foi o suficiente para ajudar o povo negro, afinal não houve a inserção deles na sociedade após o fim da escravidão. Inclusive, esse é um dos fatos que mais fortaleceu o racismo no país pós-escravidão.

Então, após uma série de discussões e estudos, o Grupo Palmares (fundado por Silveira) decidiu que a melhor maneira de comemorar o Dia da Consciência Negra seria a data de 20 de novembro, reconhecida como o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Homenageado em 20 de novembro, zumbi dos palmares foi força motriz na batalha contra a escravidão. Obra: antônio parreiras

Para entender a importância de Zumbi dos Palmares, é necessário entender a importância dos quilombos dentro do contexto da escravidão. Estes locais foram importantes refúgios para negros alforriados ou que conseguiram fugir de sua triste situação como escravos. Os quilombos eram a principal forma de resistência do povo negro, mas mesmo assim sofriam ataques do Governo, bandeirantes e colonos. Não há como estimar corretamente o número de pessoas que habitavam ali, mas historiadores debatem que em 1670 o local possuía mais de 20 mil moradores.

O maior refúgio deste tipo era o Quilombo dos Palmares, localizado no estado de Alagoas. Lá, Zumbi dos Palmares foi um dos principais líderes, focado em acolher seu povo e proteger a cultura negra. Sua atuação dentro do quilombo era defensiva, mas com a piora da situação, se viu forçado a estabelecer uma atuação guerrilheira. O foco dos atos era a libertação de mais escravos e a conquista de suprimentos para seu povo.

Sua morte em 20 de novembro de 1965 ocorreu após uma caçada criada por Caetano de Melo e Castro, governador da Capitania de Pernambuco. O português matou Zumbi dos Palmares com o auxílio de Domingos Jorge Velho, um bandeirante com mais de seis mil pessoas em seu exército.

Embora sua vida tenha acabado de maneira trágica, Zumbi dos Palmares foi um dos maiores heróis do período da escravidão e é a inpiração por trás dos ideais que dão base ao Dia da Consciência Negra.

O que é a Consciência Racial?

Entender o conceito de Consciência Racial é uma das tarefas mais importantes para o dia 20 de novembro. Por isso, separamos acima um vídeo da filósofa Sueli Carneiro debatendo o tema e sua relevância. Carneiro é uma das principais autoridades no assunto e é fundadora do Instituto da Mulher Negra.

O privilégio branco também é outro fundamental em debates na data. Para saber o  que é e a importância de reconhecê-lo, acesse nossa matéria sobre o tema clicando aqui.

Última modificação em 28/07/2022 14:45

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Racismo