Cultura

Elon Musk: informações curiosas sobre o excêntrico bilionário

Elon Musk, certamente, é um dos empresários mais bem sucedidos do ramo de tecnologia. Além de ser a quinta pessoa mais rica do mundo, o co-fundador e CEO da Tesla também é conhecido por sua personalidade e estilo de vida excêntricos. 

Escrito por

Elon Musk, certamente, é um dos empresários mais bem sucedidos do ramo de tecnologia. Além de ser a quinta pessoa mais rica do mundo, o co-fundador e CEO da Tesla também é conhecido por sua personalidade e estilo de vida excêntricos.

<span">Em diversas ocasiões, foi alvo de controvérsias que estremeceram os acionistas da Tesla - por exemplo, em maio de 2020, twittou que as ações da empresa estavam muito altas, causando uma queda quase imediata de 10% no valor.

<span">Veja outras curiosidades sobre Elon Musk abaixo:

Fumou maconha ao vivo (e custou 5 milhões de dólares ao governo americano)

Ao fumar maconha em programa ao vivo, elon musk deu prejuízo de 5 milhões de dólares ao governo americano. Fonte: print de vídeo do canal powerfuljre

Em 2018, o CEO da SpaceX virou manchete em diversos jornais ao redor do mundo - o motivo: fumou um cigarro de maconha com tabaco ao participar de um vídeo no canal de Joe Rogan. Como resultado, a atitude gerou impacto direto em uma de suas empresas - dois executivos anunciaram sua saída da Tesla e as ações da empresa caíram 9%. Mas os bolsos de Elon Musk não foram os únicos afetados.

Como a empresa SpaceX, criada por Musk para a produção de equipamentos para viagens espaciais, possui contratos com a NASA, o Governo dos Estados Unidos precisou gastar US$5 milhões para fazer uma avaliação da cultura de empresa - e garantir que o ambiente de trabalho é seguro e livre do uso de entorpecentes. Segundo fontes ligadas ao caso, nunca antes a NASA pediu uma avaliação tão extensa sobre uma empresa.

Ameaçou lançar um site para medir a credibilidade de jornalistas

Como no caso de outras celebridades, a relação de Elon Musk com os jornais americanos nem sempre é funcional. Em uma ocasião, irritado com notícias negativas sobre a Tesla, o empresário acusou a imprensa de agir de forma "mais sagrada que todos" e culpou a falta de credibilidade dos jornalistas como um dos principais fatores para a eleição de Donald Trump ao cargo de presidente.

Em 2018, motivado por essa crítica, o bilionário ameaçou criar um site chamado Pravda - uma homenagem ao principal jornal da União Soviética comunista. A função do projeto seria a de "dar nota ao núcleo da verdade de quaisquer artigos e acompanhar a credibilidade" de qualquer repórter. Desde então, Musk não mostrou nenhum interesse em retomar o seu projeto.

Já lançou uma música

O namoro de Musk com a cantora Grimes foi muito comentado pela imprensa desde o início do casal em 2018. Indubitavelmente, a maior manchete ligada aos dois foi a escolha do nome X Æ A-Xii para seu filho. Porém, a influência dessa união foi além e influenciou o bilionário a se aventurar no universo da música.

No dia 31 de janeiro deste ano, lançou sua primeira música, "Don't Doubt ur Vibe" ( algo como "Não duvide da sua vibe"). O resultado é uma canção eletrônica e repetitiva. Ouça abaixo:

Sua empresa vale mais que a GM, Ford, Ferrari e BMW juntas

Com um patrimônio líquido de US$ 75 bilhões, Musk também conquistou uma grande vitória com uma das empresas que co-fundou. Em julho, a Tesla tornou-se a empresa automotiva mais valiosa do mundo - com um valor de mercado avaliado em  U$304.5 bilhões, é mais cara que a união dos capitais da General Motors, Ford, Ferrari e BMW.

É um grande fã de memes

<span">Se você acompanha Musk no Twitter, certamente já percebeu que além do perfil ser um terror para os acionistas da Tesla, também serve para o bilionário postar memes sobre diversos assuntos. Em um tweet recente (logo abaixo), afirmou: “Aquele que controla os memes, controla o universo”.

Foi transformado em personagem de Rick and Morty

elon musk virou elon tusk no universo do desenho rick and morty. Fonte: adult swim

Inegavelmente, um dos maiores fenômenos no universo de animações para o público adulto é a série Rick and Morty - comédia que acompanha a história de um cientista e seu neto por aventuras espaciais. Ao passo que assistiam a quarta temporada, os fãs da séria foram surpreendidos com a participação especial de Elon Musk como um personagem que é sua versão de outro universo. O nome do personagem (Elon Tusk) e o visual dele foram uma piada com a sonoridade do sobrenome do bilionário - em inglês, tusk significa presa.

Última modificação em 04/04/2023 10:14

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por