Categories: DCI Mais

Cursos de educação financeira gratuitos: saiba onde encontrar

O mercado oferece muitas opções de cursos de educação financeira gratuitos para quem quer estudar online e não pode comprometer o orçamento. Apresentamos algumas alternativas.

Escrito por

Cursos de educação financeira gratuitos são uma ótima maneira de aprender a cuidar das finanças sem ter que comprometer o orçamento caso o dinheiro esteja faltando. A boa notícia é que há uma série deles disponíveis online e você pode aproveitar o período para fazer alguns.

Primeiramente, saiba que existem cursos de educação financeira gratuitos para todos os níveis de aprendizado, desde os voltados a orçamento familiar e endividamento, até os mais complexos relacionados a investimentos. Por isso, se você sente que ainda precisa aprender muito para lidar melhor com as finanças, comece pelos mais básicos e vá seguindo. O importante é manter a disciplina!

Por exemplo, um dos cursos oferecidos atualmente é da XPeed, escola de educação financeira e empreendedorismo da XP Inc. Chamado de “O Equilíbrio Financeiro”, o objetivo é auxiliar o brasileiro a organizar o orçamento por meio de metodologias simples de finanças pessoais.

XPeed considera importante oferecer curso sem cobrar

“Gerir o orçamento é algo que deveria ser ensinado para a gente desde pequeno, porque teremos que lidar com isso durante toda a vida. Mas como essa não é a realidade e estamos vivendo um momento em que muitas famílias perderam parcial ou totalmente a renda, consideramos ainda mais importante dar acesso a esse conteúdo sem cobrar por isso”, explica a CEO da XPeed, Izabella Mattar.

Ela explica que, nos últimos anos, houve um aumento significativo de interesse das pessoas por temas relacionados à educação financeira. Ainda assim, o conhecimento continua muito restrito e foi isso que motivou a criação de uma escola focada nesse tema.

“Quando vemos que oito em cada dez brasileiros ainda colocam dinheiro na poupança, um produto nada atraente para investimentos, notamos que ainda temos um longo caminho pela frente", explica.

Para Izabella, essa consciência é fundamental não só para as pessoas entenderem melhor as opções de investimentos disponíveis, mas para gerir as contas no dia a dia, compreender o que é prioridade no orçamento, evitar perda de dinheiro em taxas, assim como evitar gastos que não fazem sentido e ter uma vida financeiramente mais equilibrada.

@divulgação_izabella_mattar

 

A seguir você encontra uma lista de cursos de educação financeira gratuitos e online para começar a aprender a cuidar melhor das finanças. Confira!

Cursos de educação financeira gratuitos para começar já:

- O Equilíbrio Financeiro:

Trata de organização do orçamento, abordando noções básicas, lógica das caixas e torneiras, diferença entre desejos e necessidades, consumo consciente e renegociação de dívidas. Para acessar basta entrar no site da XPeed. A duração é de 4 horas.

- Educação Financeira para Jovens

Entre os cursos de educação financeira disponíveis no mercado, está o que a CVM oferece online, que busca ensinar sobre consumo consciente, planejamento das finanças e endividamento. Da mesma forma, ensina sobre investimento do dinheiro poupado.

- Mercado de ações:

O curso presente no site da ANCORD tem como objetivo auxiliar quem quer começar a investir. As aulas apresentam conceitos e exercícios práticos sobre o mercado financeiro. A carga horária é de 12 horas.

- Gestão Financeira Pessoal:

O curso do Banco Central é oferecido em parceria com a Escola de Administração Fazendária. Ele ensina conceitos básicos de gestão das finanças pessoais. A carga horária é de 20 horas e ele fica disponível no site escolavirtual.gov, que é do governo.

- Introdução ao mercado de capitais:

Quem oferece esse curso é a FECAP, que também tem outros gratuitos na mesma linha. Segundo o pró-reitor de Extensão de Desenvolvimento da instituição, Wanderley Carneiro, o conteúdo é em grande maioria de natureza técnica e pode ser fundamental para a formação e desenvolvimento profissional de uma pessoa que pretende atuar na área de negócios. O acesso se dá pelo site da instituição na área de cursos de curta duração.

- Como organizar o orçamento familiar

A Fundação Getúlio Vargas também está na lista de instituições que oferecem cursos de educação financeira gratuitos. Este é para quem quer aprender a lidar melhor com as finanças, assim como organizar o orçamento. Quem quiser fazer tem acesso através do site educação-executiva da FGV.

- Papo de Grana – Educação Financeira

Criado pela Warren, empresa de solução de investimentos, o curso traz 10 vídeos didáticos que passam pelo significado do dinheiro às formas de investir.  Está disponível no próprio site de instituição, na área Papo de Grana.

Última modificação em 29/07/2022 10:59

Janaina Gimael

Jornalista, educadora financeira e contadora de histórias. Tem especialização em economia para jornalistas, terapia financeira e psicologia econômica. É articulista do Dinheirama e já passou por empresas como Bloomberg, Patagon, Agência Dinheiro Vivo e Nubank. No insta: @janaina.dimdim

Compartilhe
Escrito por