Categories: DCI Mais

Entenda melhor o que é uma startup e saiba como montar a sua

Se você já pegou um uber, já usou o cartão do nubank, já alugou algum imóvel pelo airbnb, já viu um filme na Netflix ou realizou uma compra pelo Rappi, saiba que você já é cliente de startups mesmo sem saber.

Escrito por

Não é de hoje que o termo startup tem sido muito falado por aí e, mesmo sem saber, pode ser que ele já faça grande diferença na sua vida cotidiana. Há startups em praticamente todos os setores da economia hoje, mas você sabe exatamente o que é uma startup?

Vamos a exemplos práticos: se você já pegou um uber, já usou o cartão do nubank, já alugou algum imóvel pelo airbnb, já viu um filme na Netflix ou realizou uma compra pelo Rappi, saiba que você já é cliente de startups mesmo sem saber.

Afinal de contas, do que estamos falando?

Vamos à explicação: uma startup, segundo definição do Sebrae, é uma empresa nova, até mesmo embrionária, que conta com projetos promissores ligados à pesquisa, inovação e desenvolvimento de idéias inovadoras.

Normalmente ela atua em cenários incertos e lida com riscos no negócio, ainda assim, tem baixos custos iniciais e os negócios são altamente escaláveis. Ou seja, é fácil replicar ou ampliar.

Onde surgiram os termos startup e Unicórnio?

O termo startup começou a ser usado no fim dos anos 90 durante a crise das empresas ponto.com. Naquela época, formou-se uma espécie de bolha da internet, com empresas supervalorizadas financeiramente que acabaram quebrando.

Nessa fase, o termo startup era relacionado a grupos que trabalhavam em idéias inovadoras de grande potencial. Ou seja, parecido com o que temos hoje.

@unsplash/meritt_thomas

E o termo “unicórnio”, você já ouviu falar? Normalmente quem quer saber o que é uma startup também tem dúvidas sobre os unicórnios. Nesse caso, esqueça os bichinhos encantados das histórias infantis. Unicórnios no mundo empreendedor são startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.

Quem primeiro utilizou o termo em um artigo chamado “Welcome to the unicorn club: learning from billion dollar startups” foi a investidora Aileen Lee, brincando que um unicórnio realmente seria algo extremamente raro.

O Brasil já tem unicórnios e são eles: 99, PagSeguro, Arco Educação, Stone, Movile, Ifood, GymPass, Loggi, Nubank, QuintoAndar, Ebanx, WildLife Studios e Loft.

O que considerar ao pensar em montar uma startup?

Agora que você já sabe o que é uma startup, pode estar se questionando se é fácil criar uma do zero. A resposta é não. Pode até parecer simples, mas qualquer negócio exige muita dedicação, conhecimento e uma equipe muito boa. Ou seja, tudo que qualquer empreendedor precisa ter para começar.

Se você já tem essa veia empreendedora e está pensando em exercitá-la, vale a pena considerar alguns estágios praticamente obrigatórios quando se pensa em startups. São eles:

  1. Hipótese – É a etapa da ideia inicial, quando você identifica um problema e a sua potencial solução. Normalmente as startups oferecem ideias novas para problemas que ainda não haviam sido resolvidos.
  2. Validação – Nesta fase você valida a ideia, ou seja, coloca à prova todas as possíveis hipóteses e verifica se fazem sentido.
  3. Negócio – Agora é hora de começar de fato e é preciso oferecer o produto ou serviço para os potenciais clientes para checar a aceitação ou até realizar adaptações rápidas sempre que preciso.
  4. Escala – A última etapa depende do sucesso de todas as outras. É quando o negócio deu tão certo que você já pode pensar em escalá-lo.

Um ponto importante, dentre tantos outros, que você deve considerar ao entender exatamente o que é uma startup e como funciona esse mercado, é o “pitch”, que é uma espécie de discurso que compila as informações mais relevantes da startup. Ele é usado em geral para explicar a ideia toda e atrair investimentos. Afinal de contas, qualquer negócio precisa de um auxílio financeiro para crescer, especialmente quando a ideia é fazer isso bem rapidamente.

Última modificação em 29/07/2022 11:08

Janaina Gimael

Jornalista, educadora financeira e contadora de histórias. Tem especialização em economia para jornalistas, terapia financeira e psicologia econômica. É articulista do Dinheirama e já passou por empresas como Bloomberg, Patagon, Agência Dinheiro Vivo e Nubank. No insta: @janaina.dimdim

Compartilhe
Escrito por
Tags: Startup