A Fazenda 12: com Jojo e Lidi na final, reality pode entrar para a história

Depois de 11 anos, o reality rural da Record TV pode finalmente ter uma final histórica, ao dar o prêmio de R$ 1,5 milhão para uma participante negra. Jojo Todynho e Lidi Lisboa estão no elenco e a torcida dos fãs é grande.

Nesta sexta-feira, 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, e já que estamos falando de reality show, vamos citar a importância de se ter uma representatividade na final de A Fazenda 12. Com a presença das participantes Jojo Todynho e Lidi Lisboa como finalistas ao prêmio, o reality pode finalmente entrar para a história.

Jojo e Lidi podem fazer história em A Fazenda 12

Diferentemente de outros realitys, como o famoso 'BBB' da Rede Globo, que já premiou participantes negras, como: Thelma Assis [2020], Gleici Damasceno [2018] e Cida [2004], o reality A Fazenda 12 ainda não conseguiu o feito. Mas, nesta edição, a história pode finalmente mudar. Jojo Todynho, intérprete do hit de sucesso, 'Que Tiro Foi Esse?', entrou no reality como favorita ao prêmio de R$ 1,5 milhão, da Record TV. Assim como Jojo, a atriz Lidi Lisboa também está dando o que falar no jogo. Apesar do início ser chamada de 'planta', a peoa está conquistando o público. Mesmo já protagonizado brigas, Lidi arranca o riso do telespectador quando o assunto é memes de pós-festas.

Independentemente do que pode acontecer com a final do reality, o cenário abre a oportunidade de análise sobre a questão do racismo estrutural no Brasil, e principalmente o momento atual. O fato é, que mesmo com a lei [Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989], que tornou o racismo um crime no Brasil já ter completado mais de 30 anos, ainda assim, poucas mudanças ocorreram na sociedade. E muitos ainda não levam a sério essa questão, que é de suma importância.

Participante de A Fazenda 11 foi vítima de racismo

Na edição passada, a participante Sabrina Paiva foi vítima de racismo enquanto estava em confinamento rural. Tudo aconteceu minutos antes do apresentador Marcos Mion entrar ao vivo no reality. No momento em que a modelo se levantou para tomar água, ela afirmou ter escutado uma ofensa racista de alguém da produção. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, é possível ouvir algo parecido com a frase: "Vai macaca, senta logo aí". Após o ocorrido, a TV Record emitiu um comunicado para imprensa e avisou os participantes, que o operador de câmera responsável pela ofensa havia sido demitido, e que Sabrina Paiva poderia entrar em ação contra o rapaz. Na internet, fãs e internautas subiram a tag 'Sabrina Merece Respeito' e 'Racismo é Crime'. 

Veja o vídeo:

Mas, mesmo o racismo sendo considerado um crime, ele não comove as pessoas. Mesmo após tudo o que aconteceu com a participante Sabrina Paiva, ainda assim, o público votou para Lucas Viana ganhar o prêmio, levando em pauta, que ainda é uma questão estrutural. Está "naturalizado" na sociedade brasileira. Com isso, reforçando a ideia, de que a grande mídia ainda não representa a diversidade, uma vez que a massa é quem dá audiência.

Jojo Todynho fala sobre preconceito reverso

Durante uma formação de roça lenta e sem muitas emoções, Jojo Todynho surgiu para dar o fogo no feno! Tudo aconteceu quando a peoa foi justificar o voto em Biel, e abordou o tema racismo reverso. Segundo Jojo, na festa 'Neon', o cantor teria questionado se a colega não gostava dele, por ele ser branco. A peoa ficou irritadíssima, e afirmou com todas as letras que racismo reverso não existe. Afinal, brancos não são vítimas de racismos, só de preconceito. 

Ter Jojo Todynho ou Lidi Lisboa na grande final de A Fazenda 12, será muito significado para o público. Afinal, servem de inspiração para muitas pessoas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes