Gastronomia

Aveioca: aprenda a fazer esse prato funcional

Conheça a aveioca, uma opção saudável de lanche

Escrito por

A aveioca é um lanche mais saudável e funcional que vai pode ser incluído na sua rotina de formas variadas. Seja para café-da-manhã, lanche da tarde ou até mesmo um jantarzinho.

Mas, o que é a aveioca e quais são as principais propriedades dessa refeição? Calma, nós vamos te ajudar a entender melhor.

O DCI preparou um post completo sobre esse lanche, receitas e dicas para incrementá-lo. Vem com a gente!

 

Imagem: unsplash

Aveioca: o que é e benefícios

A aveioca é uma opção alternativa à crepioca ou à tapioca. É uma opção nutritiva que pode ser feita para o café da manhã ou outras refeições.

Mas qual é a melhor das três opções? Bom, é claro que não se pode dizer qual das três opções é melhor para você. Essa informação deve vir exclusivamente do seu nutricionista, que fará uma avaliação completa para você.

Mas, a aveioca é considerada mais nutritiva do que a crepioca e a tapioca. Isso porque a aveia tem mais fibras do que os ingredientes encontrados nas duas outras opções.

Além disso, a aveioca tem uma absorção mais lente e isso contribui para uma saciedade mais longa. Ou seja, você vai demorar mais para sentir fome.

Outro ponto importante sobre a aveioca é a forma como ela auxilia na melhora do funcionamento do intestino.

Receita de aveioca

Para fazer um crepe de aveioca, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 1 ovo;
  • 2 colheres de sopa de água morna;
  • Sal a gosto;
  • Temperos a gosto.

Isso mesmo, são poucos ingredientes, mas que formam um alimento com ótimos benefícios nutricionais. Você pode substituir o sal por outros temperos ou não adicionar, fica a seu critério.

Modo de preparo da aveioca

Para preparar, basta seguir os passos:

  1. Coloque a aveia e a água morna em um recipiente e deixe descansar por pelo menos 5 minutos;
  2. Junte o ovo e os temperos;
  3. Bata a mistura até ficar homogênea;
  4. Leve ao fogo com um fio de azeite ou manteiga ghee.

Então, o seu crepe de aveioca está pronto com esses poucos passos. Se você preferir, pode adicionar alguns recheios para dar uma diferenciada no sabor e variar, não é mesmo?

Dicas de recheio para a aveioca

Agora que a base do prato está pronta, você pode optar por alguns recheios para trazer um sabor a mais e sair da rotina. Doce ou salgado, não importa, você pode usar a criatividade e deixar o lanche mais potente.

Por isso, selecionamos algumas dicas de recheio que vão muito bem com a aveioca:

Gergelim

Não é bem um recheio, mas acrescentar o gergelim na hora do preparo da aveioca é uma ótima opção para deixar o lanche com um sabor especial.

Além disso, é uma opção mais saudável para sair da rotina.

Queijo

Outra dica é usar o queijo para incrementar a aveioca. Assim, você tem uma receita salgada que pode ser aproveitada para um lanche da tarde ou o jantar.

Banana

A combinação de banana e aveia é muito famosa, não é mesmo? E não poderia ser diferente com a aveioca. Uma opção doce que pode ser incrementada com um pouco de mel.

Imagem: pixabay

Chocolate

Uma opção não tão saudável assim. O chocolate pode transformar a aveioca em uma refeição doce. Para deixar o prato mais saudável, opte por cacau 100%.

Peito de peru

Uma outra opção é o peito de peru. Misturado com queijo, ele forma uma espécie de misto de crepioca. Perfeito para o café da manhã.

Frango

Para quem quer uma aveioca funcional mais potente, apostar no frango é não errar. Você pode usar esse recheio para um jantar, por exemplo. Frango desfiado com um pouco de requeijão é uma ótima opção para incrementar o prato.

Patê de atum

Outra opção é o patê de atum. Também indicado para o jantar, esse recheio traz diversos benefícios para a saúde e torna o prato mais gostoso.

 

Assim, você tem várias opções para montar a sua aveioca e fazer aquela refeição saudável e deliciosa. Com a variedade de recheios, você pode sair um pouco da rotina para não enjoar.

Seja para o café da manhã ou outra refeição, a aveioca é uma ótima pedida! Aproveite para conhecer 5 receitas nutritivas de crepioca para incrementar a sua dieta!

Última modificação em 28/07/2022 15:59

Iara Avelino

Nordestina, publicitária, apaixonada por escrita, futebol e séries.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Receitas