Ano Novo Chinês 2022: como será o ano do Tigre de Água

2022, de acordo com o calendário chinês, será um ano de movimento e fluidez

Na China, a passagem do ano é uma das datas mais importantes. No entanto, diferentemente do que acontece no Brasil, o Ano Novo chinês segue o calendário lunar e tem 12 meses. O Ano Novo Chinês 2022 será o ano do Tigre de Água. Mas o que isso significa? Quem explica é o astrólogo Jean Marques.

Quando é o ano novo chinês de 2022?

O Ano Novo Chinês 2022 cai na terça-feira, 1º de fevereiro de 2022, e as comemorações culminam com o Festival das Lanternas em 15 de fevereiro de 2022. Este ano é o Ano do Tigre.

As comemorações duram até 16 dias, mas apenas os primeiros 7 dias são considerados feriados (31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022).

O Tigre da Água só acontece a cada 60 anos e, de acordo com as características do animal, 2022 será um ano dinâmico, com bastante energia e vigor. Já o elemento água deve trazer um pouco de leveza, já que tem a ver com fluidez, capacidade de adaptação e transparência. Juntos, tigre e água regem o ano, que deve ser de movimento.

Os últimos anos do Tigre foram 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998 e 2010.

Tigre da água no horóscopo chinês 2022
Movimento e novas experiências podem ocorrer em 2022 - foto: robert stokoe/pexels

Como vai ser o ano do Tigre no Ano Novo chinês 2022

O astrólogo Jean Marques explica que o ano do Tigre da Água deve ser intenso e ao mesmo tempo leve. “O tigre é um animal impulsivo e ativo, mas a água tem essa característica de ser leve e contornar as coisas. Ela também é um elemento ligado às emoções. Por isso, é preciso ter cuidado para não deixar que o excesso de movimento, de atividades e de vontade de realizar coisas novas se transformarem em motivo de estresse e de agressividade”, diz.

De acordo com o horóscopo chinês, pessoas que nascem no ano do Tigre têm características marcantes como a liderança e a sabedoria. No entanto, também são impulsivas. Francos e abertos, quem é de Tigre gosta de novas experiências, já que também são pessoas corajosas e determinadas. O elemento água traz, para essas pessoas, a confiança, a responsabilidade e a fluidez.

Comunicação - A comunicação é uma área que deve estar facilitada no Ano Novo Chinês de 2022. Autoconhecimento, expressão e diálogo são as palavras-chave nesse aspecto. Comunicações interpessoais serão beneficiadas pela energia do movimento que vai reger o ano do Tigre da Água.

Saúde  - Cuidado com o excesso e com a impulsividade. Isso pode levar muitas pessoas a sofrerem as consequência do estresse, que é um dos maiores problemas da atualidade. A sugestão é praticar meditação, yoga, atividades prazerosas e contato com a natureza, especialmente com a água, para acalmar a mente.

Amor  - O Ano Novo Chinês 2022 deve ser de muita paixão e envolvimento. Mas, por causa da energia impulsiva do tigre, é preciso atenção para evitar brigas e separações, principalmente porque a agressividade pode encerrar relacionamentos de maneira abrupta e trazer muitas mágoas.

Dinheiro - Em 2021, o ano foi regido pelo Boi, que está ligado aos aspectos profissionais. Este ano, como a energia do movimento estará em alta, o trabalho deve continuar trazendo resultados financeiramente positivos para quem se dedicar. Quem quiser uma promoção, por exemplo, precisa ser proativo e cavar oportunidades. Com dedicação, será possível conquistar o que se quer.

 

Como é o horóscopo chinês

O horóscopo chinês é dividido em 12 signos, que são representados por animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco. O calendário exerce uma forte influência na cultura chinesa e tem mais de 2 mil anos de história.

Uma das principais diferenças entre o calendário lunar e o solar (o que costumamos usar no ocidente) é que, no primeiro, cada ano é regido por um signo. Sendo assim, o signo de cada pessoa é determinado pelo seu ano de nascimento e não pelo mês.

Os anos de nascimento das pessoas determinam seus signos do zodíaco chinês. No entanto, as coisas não são tão fáceis! Há um animal representando cada ano, mas o “ano” é definido pelo calendário lunar chinês, não pelo ano gregoriano com o qual você está familiarizado de 1º de janeiro a 31 de dezembro.

As datas do Ano Novo Lunar Chinês variam a cada ano, mas cairão em um dia de janeiro ou fevereiro. Se você nasceu em um dia de março a dezembro, não será difícil descobrir o seu signo animal do zodíaco, mas para pessoas que fazem aniversário em janeiro ou fevereiro, há mais chances de confundir seus signos.

Veja como descobrir o seu horóscopo Chinês aqui

Quais são as origens do Ano Novo Chinês?

Acredita-se que o Ano Novo Chinês data do século XIV a.C., quando a dinastia Shang governou.

Suas origens estão repletas de lendas. Uma história diz que um monstro chamado Nian ("Ano") atacou aldeões no início de cada ano. Nian tinha medo de barulhos altos, luzes brilhantes e a cor vermelha. As pessoas usavam essas coisas para afastar a besta.

Como o dragão é um símbolo chinês de poder e boa sorte, muitas áreas do país têm dança de dragão, durante a qual um longo e colorido boneco de dragão é desfilado pelas ruas, como o ponto alto das festividades.

O Ano Novo também é o momento em que as pessoas limpam suas casas completamente para se livrar de qualquer má sorte que sobrou do velho ano.

Datas e calendário de Ano Novo Chinês de 2023 a 2032

Esta tabela abaixo mostra quando o Ano Novo Lunar é celebrado de 2023 a 2032 e quais são os signos animais para cada ano do zodíaco chinês.

2023 - Coelho
2024 - Dragão
2025 - Cobra
2026 - Cavalo
2027 - Cabra
2028 - Macaco
2029 - Galo
2030 - Cão
2031 - Porco
2032 - Rato

Você pode gostar de ler:

6 orações católicas poderosas que trazem respostas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes