Música

Quem é Dr. Dre: relembre a história e principais hits da lenda do rap

Músico de 55 anos foi internado com um aneurisma cerebral, na terça-feira (5). Acompanhe mais obre quem é Dr. Dre

As buscas por quem é Dr. Dre aumentaram desde a terça-feira (5). O músico de 55 anos foi internado  com um aneurisma cerebral. Ele está em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O produtor musical e rapper está consciente e lúcido, de acordo com o TMZ. Mas realiza  exames para que os médicos avaliem o que causou o sangramento no cérebro.

Mas os fãs do músico podem ficar calmos. Em sua conta no Instagram, ele postou uma mensagem informando que está bem. Contudo, aproveitou para agradecer pelo apoio recebido.

"Obrigado à minha família, amigos e fãs pelo interesse e votos de felicidade. Estou ótimo e recebendo atendimento excelente da minha equipe médica. Eu estarei fora do hospital e voltarei para casa em breve. Grite para todos os grandes profissionais médicos da Cedars. Com amor!", escreveu o músico.

Assim, com uma carreira consolidada, Dr. Dre, um dos nomes mais respeitados do rap mundial. Conheça mais sobre quem é Dr. Dre e quais os seus principais hits.

 

Imagem: reprodução/youtube

Saiba quem é Dr. Dre

Nascido em 18 de fevereiro de 1965, em Los Angeles, André Romell Young, nome original de Dr. Dre, é um dos mais conhecidos produtores de rap atualmente.

Iniciou sua carreira na música como DJ em um clube na cidade natal. Lonzo, que era o responsável por esse clube,  soube quem é Dr. Dre e o contratou, junto com outro DJ do local, Yella.

Ambos formaram o grupo World Class Wreckin’ Cru. A produção acontecia nos fundos do clube, onde havia um mini-estúdio de 4 canais. nele foram gravadas as primeiras músicas do grupo. Assim, os músicos entraram no top40 R&B de sucessos com o single Turn Off The Lights.

Posteriormente, o World Class Wreckin Cru deixou de ser uma prioridade para Dr. Dre e Yella; Assim, eles se afiliaram ao selo de gravadora Ruthless Records, fundado por Eazy E com dinheiro obtido pela venda de drogas, o grupo N.W.A (abreviação de Niggaz With Attitude que significa Negros com Atitudes cujos membros são Dr. Dre, DJ Yella, MC Ren, Ice Cube e o próprio Eazy E).

Suas músicas viraram hinos das ruas. Mesmo sem ter o apoio da mídia nem da MTV. Portanto, seus membros viraram os mais notórios representantes do que viria a ser batizado de gangsta rap: um gênero musical do hip-hop com letras de hedonismo e violência.

Principais hits de Dr. Dre

Assim, mesmo sem a mídia valorizar quem é Dr. Dre, ele conquistou um grande público e emplacou grandes hits, especialmente na década de 90. Veja abaixo alguns deles.

1. "Deep Cover" ft. Snoop Dogg (1992)

O primeiro grande hit, que foi uma verdadeira prova de fogo. Após sair do NWA, Dr. Dre precisava se mostrar com peso o bastante para exercer um maior protagonismo musical.

E muito mais do que no período em que se baseava nas presenças hiper carismáticas de Cube e Eazy-E. Mas o rapper não chegou com um som solo. Contudo, sua grande sacada foi ter a paciência de vir dividindo espaço com um novato. Este que seria seu parceiro pra sempre.

Dr. Dre trouxe um desconhecido Snoop Dogg , que antes era conhecido como "Snoop Doggy Dogg". Ambos trabalhavam para rimar junto dele nesse beat espaçado, grave e de gelar a espinha. A música, trilha sonora do filme homônimo, agarra a atenção de qualquer um 27 anos depois. Dr. Dre numa só tacada se jogou na cena e trouxe o tio Snoop.

Imagem: reprodução/twitter

2. "Let Me Ride" (1992)

Dr. Dre conseguiu inovar com o sampleando Parliament, um grupo do renomado no do funk George Clinton. Muitos fãs de rap argumentam que o Dr. Dre não é o inventor do g-funk. opiniões à parte, a verdade é que com esse som, ele inovou no som.  E assim o rapper ganhou o reconhecimento.

3. "Forgot About Dre" ft Eminem (1999)

A parceria com o renomado rapper Eminem deu certo em 1999. A canção é conhecida pelo icônico refrão com a voz nasalada de Eminem.

Assim, a música manda o recado que Dr. Dre nunca está derrotado, então não aja como se ele não estivesse entre nós. Essa música celebra a dominação mundial

 

4. "Talking To My Diary" (2015)

Uma batida pra deitar pra trás e olhar pro horizonte sem deixar de contemplar o passado. É um hino da vitória de um OG verdadeiro. É metade melancólica, metade celebração. 100% Dre.

Assim, as buscas por quem é Dr. Dre mostra que ele é um dos nomes mais importantes do rap mundial, que mesmo com as batalhas e dificuldades, conseguiu se consagrar no mercado da música. E sendo valorizado por um grupo social que se sentiu representado.

Última modificação em 28/07/2022 07:31

Compartilhe