Carteira Digital de Trânsito: saiba como fazer cadastro e baixar

A Carteira Digital de Trânsito se trata de um aplicativo que reúne a carteira de motorista e o documento do veículo que está no nome do cidadão.

Os motoristas do país conseguem acessar sua carteira de habilitação e documento do veículo de modo digital, através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Para começar a usar é necessário fazer um cadastro e seguir algumas orientações. Então, após conferir como fazer o cadastro da Carteira Digital de Trânsito, é possível baixar a CNH Digital e CRLV Digital, os quais têm a mesma validade dos documentos impressos.

O que é a Carteira Digital de Trânsito?

A Carteira Digital de Trânsito se trata de um aplicativo que reúne a carteira de motorista e o documento do veículo que está no nome do cidadão, ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Esses documentos em formato digital têm a mesma validade que os impressos.

Por meio dessa plataforma, os motoristas têm a opção de compartilhar o documento digital do veículo com as pessoas que também fazem uso dele.

O aplicativo pode ser usado pelos motoristas que têm a CNH com QR Code na parte de trás. Estão com esse código as carteiras emitidas de maio de 2017.

Como baixar?

Antes do cadastro da Carteira de Trabalho Digital é necessário baixar a plataforma. Para isso, o cidadão deve acessar a loja de aplicativos de seu celular, sendo assim a Play Store ou Apple Store. Na barra de pesquisa, é preciso digitar “Carteira Digital de Trânsito”, feito isso o aplicativo aparecerá em destaque na tela. Então basta clicar em “Instalar” e aguardar o download.

"como

Como cadastrar a Carteira Digital de Trânsito?

Então, depois de baixar o aplicativo  é o momento de fazer o cadastro da Carteira Digital de Trânsito. Ao abrir a plataforma, o usuário deve clicar no botão azul escrito “Entrar com gov.br”, que se trata de uma conta de acesso único a variados serviços digitais do governo federal. Quem não tem essa conta deve efetuar um cadastro antes de seguir com as orientações.

"<yoastmark

O próximo passo é indicar o CPF e a senha da conta gov.br, bem como clicar em “Entrar”. Feito isso, aparecerá uma mensagem de que é preciso atualizar o cadastro do gov.br para usar o aplicativo. O usuário deve então indicar seu número de celular e clicar em “Enviar código”.

Whatsapp image 2021 04 12 at 12. 13. 37 2 e1618240911795
Cadastro no aplicativo

Depois disso, o motorista deve verificar o SMS recebido e indicar o número do código que consta na mensagem no campo "Código de confirmação SMS” do aplicativo. Em seguida, clicar em "Validar código". Se o número indicado for o correto aparecerá a mensagem de "Número de celular confirmado com sucesso".

Na próxima tela, deve aparecer uma solicitação de autorização para a utilização de alguns dados pessoais. Bem como um link para os termos de uso e a política de privacidade. Para finalizar, o usuário deve clicar em “Autorizar”. Ao seguir esse passo a passo, o motorista consegue efetuar o seu cadastro na Carteira Digital de Trânsito.

Quais os serviços da Carteira Digital de Trânsito?

Entre as funcionalidades do aplicativo, está a opção de compartilhar o documento do veículo, assim como indicar quem é o principal condutor. Há também a possibilidade de gerar o boleto das infrações, obtendo desconto.

Como dito, é por meio dessa Carteira Digital de Trânsito, que os motoristas conseguem acessar sua CNH Digital e seu CRLV Digital. Saiba como baixar esses documentos:

Como baixar a CNH Digital?

Depois do cadastro da Carteira Digital de Trânsito, o motorista consegue baixar a sua CNH Digital ao fazer login no aplicativo. Esse procedimento é possível por meio do uso do Certificado Digital ou ainda com reconhecimento facial. Caso o cidadão não tenha sucesso nessas duas alternativas, deve fazer a validação pessoalmente no Detran.

Na tela inicial do aplicativo, o usuário deve clicar em “Habilitação”. Em seguida, apertar no item de "Toque para baixar sua CNH".

Whatsapp image 2021 04 12 at 12. 13. 08 e1618241055615
Baixar cnh

Depois disso, o usuário deve indicar o número de registro e o código de segurança da CNH e então realizar o cadastro da chave de acesso, com quatro números. Ao seguir com as orientações, há a opção de baixar o documento a partir de leitor biométrico.

Como baixar o CRLV Digital?

Para baixar o documento do veículo pelo aplicativo, o motorista precisa clicar na opção de "Veículos" na tela inicial. Na próxima página deve clicar em "Toque aqui para adicionar um CRLV".

Whatsapp image 2021 04 12 at 12. 13. 08 1 e1618241332402
Baixar crlv digital

O próximo passo é informar o número do Renavam, o Registro Nacional de Veículos Automotores, e o número de segurança do CRV, sigla para Certificado de Registro de Veículo. Para prosseguir, deve-se clicar em “Adicionar”.

Whatsapp image 2021 04 12 at 12. 13. 09 e1618241417852
Baixar crlv digital

Também será preciso cadastrar uma chave de acesso, caso esse procedimento ainda não tenha sido feito. Ademais, a plataforma também permite realizar o acesso ao documento através do leitor biométrico.

Nota-se que quando o botão "CRLV" está na cor amarela, significa que o documento do veículo não foi baixado. Após efetuar o download, o botão fica na cor verde. Por fim, para visualizar o documento baixado, a orientação é clicar no botão "CRLV".

 

Leia também:

Veja as novas regras de trânsito 2021; o que muda para as motos e bikes

Entenda o que muda com a nova lei da CNH e veja a validade

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes