Categories: Notícias

Confiança do setor de serviços sobe em abril

Após três quedas seguidas, melhora foi verificada em 12 dos 13 segmentos pesquisados pela FGV

Escrito por

Depois de registrar três quedas seguidas, a confiança do setor de serviços apresentou alta no mês de abril com avanço de 4,1 pontos do Índice de Confiança de Serviços (ICS) subindo para 81,7 pontos, informou, nesta sexta-feira, 30, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em março, o índice havia registrado queda de 5,6 pontos, fechando em 77,6 pontos, menor nível desde junho de 2020. O primeiro trimestre de 2021 também encerrou em queda, depois de apresentar recuperação na segunda metade de 2020.

Apesar do fôlego recuperado pelo setor em abril, o resultado, na avaliação de Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre, deve ser comemorado com cautela. Isso porque, segundo ele, embute uma compensação de 73% das perdas registradas em março, ou seja, a alta veio em cima de um resultado ruim. Segundo motivo estaria no fato de que o avanço deste mês foi puxado quase integralmente pelo retorno das expectativas do setor a um nível ligeiramente acima ao de fevereiro, mês que apresentou um índice de confiança em queda de 2,3 pontos. Em abril, o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 7,4 pontos, para 88,7 pontos, revertendo parcialmente a perda acumulada nos três primeiros meses deste ano, de 10,7 pontos.

Em médias trimestrais, por exemplo, o índice de abril se manteve em tendência decrescente pelo quinto mês consecutivo, ao cair 1,3 ponto. A continuidade da recuperação, dia o economista da FGV Ibre, nos próximos meses, dependerá de sinais mais positivos em relação à ampliação do Programa Nacional de Imunização (PNI), do governo federal, e seus impactos sobre um controle maior da pandemia. Especialmente porque o setor foi um dos mais impactados pelo isolamento social compulsório na pandemia e as restrições de mobilidade. Esses sinais devem ser observados a despeito de a alta verificada em abril ter contaminado 12 dos 13 segmentos pesquisados.

Após apresentar melhora no segundo semestre de 2020, o Índice de Situação Atual (ISA-S) perdeu força em sua recuperação e se acomodou em abril, mantendo, segundo a FGV, o sinal negativo em médias móveis trimestrais. No mesmo período, o Indicador de Desconforto, que embute demanda insuficiente, taxa de juros, problemas financeiros, pandemia, fatores políticos e econômicos como limitações a melhoria dos negócios) apresentou trajetória semelhante. O indicador voltou a subir, principalmente devido a reclamações quanto a redução da demanda e da piora da pandemia.

Última modificação em 26/07/2022 08:41

Roseli Lopes

Jornalista com foco em Economia, com passagens pelo jornal O Estado de S. Paulo, Agência Estado, Diário do Comércio e Thomson Financial

Compartilhe
Escrito por