Contribuinte individual do INSS: veja como pagar GPS pela internet

Contribuintes individuais do INSS devem pagar a Guia da Previdência Social (GPS) para ter acesso a benefícios previdenciários.

Contribuintes individuais do INSS devem pagar a Guia da Previdência Social (GPS) para ter acesso a benefícios previdenciários. Ela pode ser gerada pela internet, seja para um mês específico ou para um período inferior aos últimos 5 anos.

Pode-se gerar a GPS a cada mês ou realizar pagamentos trimestrais, no caso de quem contribui sobre o valor de um salário mínimo. Para emitir a guia, é preciso informar o código do tipo de contribuição.

O contribuinte individual pode optar pelo plano normal ou pelo plano simplificado. No primeiro, deve se recolher a alíquota de 20% sobre o salário de contribuição. No segundo, se contribui com 11% sobre o salário mínimo.

Veja alguns códigos para recolhimento:

  • 1007: plano normal para pagamento mensal;
  • 1104: plano normal para pagamento trimestral;
  • 1163: plano simplificado para pagamento mensal;
  • 1180: plano simplificado para pagamento trimestral.

Passo a passo de como pagar GPS

  1. O primeiro passo de como pagar a GPS  é acessar site do Sistema de Acréscimos Legais (SAL), da Receita Federal;
  2. Em seguida, é preciso escolher entre as opções disponíveis, informando se é contribuinte filiado antes de 29/11/199 ou a partir desta data;
  3. Então, a orientação é selecionar o tipo de filiação ao INSS: contribuinte individual, facultativo ou empregado doméstico. E digitar o número do NIT/PIS/PASEP;
  4. Para finalizar, é necessário preencher a GPS, com informações como: código de pagamento, mês, salário, número do NIT/PIS/PASEP e valor de recolhimento.

Após gerar a GPS é possível pagá-la em bancos e lotéricas. Para pagar pela internet, pode-se acessar o internet banking da instituição bancária, bem como pagar pelo aplicativo indicando o boleto bancário.

Débito automático da GPS

Outra forma de pagar a GPS é através do débito automático. Quem contribui sobre o salário mínimo, pode se cadastrar no seu banco para o débito automático. Dessa forma, o Instituto Nacional do Seguro Social é responsável por informar mensalmente à instituição bancária o valor e a data do débito.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes