Notícias

DeFi ganha destaque no Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial apontou que o setor de finanças descentralizadas (DeFi) é promissor, ainda que apresente novos riscos para o setor financeiro e os usuários. 

Escrito por

Um white paper do Fórum Econômico Mundial (FEM), publicado nesta terça-feira, 8, apontou que o setor de finanças descentralizadas (DeFi) é promissor, ainda que apresente novos riscos para o setor financeiro e seus usuários. O documento do Fórum Econômico foi produzido com o objetivo de servir como um kit de ferramentas para informar os formuladores de políticas sobre os diferentes aspectos do subsetor relativamente jovem dentro do ecossistema criptográfico mais amplo.

Ainda que não tenha a intenção de recomendar ações políticas específicas para os reguladores, o foco do documento é descrever quais questões o DeFi pode abordar, bem como chamar a atenção para certas áreas que os reguladores podem precisar se atualizar. 

“O DeFi levantará mais questões sobre se os reguladores têm as ferramentas adequadas para lidar com a evolução da atividade do mercado e como eles podem exercer jurisdição sobre um conjunto de tecnologias e partes interessadas que é intrinsecamente sem fronteiras e global”, disse o documento. Os reguladores estão cada vez mais atentos ao espaço DeFi e o Fórum Econômico é a última entidade intergovernamental a abordá-lo.

DeFi, as finanças descentralizadas

No início deste ano, a Força-Tarefa de Ação Financeira (FATF), órgão de vigilância internacional contra a lavagem de dinheiro, publicou uma proposta de orientação regulatória sobre o DeFi. O white paper do FEM detalhou cinco categorias de risco para o DeFi (financeiro, técnico, operacional, legal e emergente), que incluem o potencial para hacks DeFi, problemas de mercado e falhas de flash, entre outras preocupações.

Sheila Warren, membro do comitê executivo do WEF, disse em um comunicado que este é “um momento crítico para DeFi”, observando o recente crescimento no setor. O diretor da Rede de Execução de Crimes Financeiros (FinCEN), Michael Mosier, disse que o DeFi fornece "uma expansão geracional de oportunidades financeiras", mas que os reguladores e legisladores devem "definir o nível".

Ele destacou a importância do white paper como ferramenta: “Este relatório nos fornece uma cartografia cuidadosa, clara e abrangente do DeFi para que possamos aproveitar ao máximo as oportunidades verdadeiramente inovadoras de expansão financeira e mitigação de riscos inovadores”.

Em comunicado, o assessor de transformação digital da presidência da Colômbia, Jehudi Castro Sierra, disse que o país será o primeiro a usar o kit de ferramentas para desenvolver políticas e regulamentações em torno do DeFi na América Latina. “O que está claro é que o DeFi representa um desenvolvimento distinto e potencialmente significativo, tanto no cenário do blockchain quanto nos serviços financeiros em geral”, afirmou Sierra.

Última modificação em 21/07/2022 11:34

João Gusson

João ja atuou como minerador de Bitcoin por dois anos e integrou equipes de tecnologia voltado para a digitalização do dinheiro para atender demandas do e-commerce.

Compartilhe
Escrito por