Eleições 2020: como justificar voto pelo aplicativo e-título?

O TSE autorizou o eleitor que não estará em seu domicílio eleitoral a justificar voto pelo aplicativo E-Título. Veja como fazer.

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem 18 e 70 anos. Todas estas pessoas deverão ter a responsabilidade de exercer a democracia através do voto nas Eleições 2020. Eleitores que estiverem fora de seu domicílio eleitoral poderão justificar o voto no primeiro turno. Para isso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou o eleitor brasileiro a justificar voto pelo aplicativo E-Título.

Confira o passo a passo para justificar voto pelo aplicativo

  • Baixe o aplicativo E-Título no celular (pode ser Android ou IOS)
  • Faça o cadastro
  • Vá em 'mais opções'
  • Clique em 'justificativa de ausência'
  • Preencha com seus dados e o motivo da ausência
  • Envie o requerimento

Vale lembrar ainda que e o eleitor tem até sessenta dias após cada turno da votação para apresentar a justificativa pelo E-Título em qualquer zona eleitoral.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência a cada um, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

Prazo para justificar voto

É importante frisar que a justificativa da ausência nas eleições 2020 deve ser feita a partir do dia 15 de novembro até 15 de janeiro de 2021.

Portanto, nos 60 dias seguintes ao dia da votação, o eleitor faltante por qualquer motivo poderá justificar a ausência também nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo e-Título.

Após esse prazo, o eleitor faltante ficará sujeito à multa. Para quem estiver fora do país no dia da eleição, o prazo será de 30 dias a partir do retorno ao país.

 O que acontece se não votar nem justificar?

Eleitor pode justificar voto pelo aplicativo quantas vezes?

O eleitor pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a eventual revisão do eleitorado no município onde for inscrito, visto que o não atendimento à convocação da Justiça Eleitoral para esse levará ao cancelamento de seu título eleitoral.

Eleições 2020

Como consultar o número dos candidatos

Saiba como simular o voto na Internet

Saiba como acompanhar os resultados pelo celular

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes