Eleições 2022: qual a multa por não votar neste ano?

Em caso de ausência na votação, o eleitor tem 60 dias para apresentar a justificativa ao juiz eleitoral. Mas afinal, qual a multa por não votar?

O voto no Brasil é obrigatório para quem tem entre 18 e 69 anos, e quem não comparecer no dia das eleições 2022 pode levar multa e perder direitos civis. Um dos motivos para justificar o voto é estar fora do domicilio eleitoral durante a eleição. Em caso de ausência na votação, o eleitor tem 60 dias para apresentar a justificativa ao juiz eleitoral. Mas afinal, qual a multa por não votar?

Qual a multa por não votar em 2022?

O cidadão que se ausentar das eleições 2020 terá que pagar uma multa no valor de R$ 3,51 por turno perdido. Para solicitar a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) e quitar sua dívida eleitoral, você deve acessar o site do TSE, se seção de “Quitação de Multas”, e deverá preencher um formulário e imprimir o boleto que estará disponível para você.

Após isso, poderá ir em qualquer agência bancária, correios ou casas lotéricas para realizar o pagamento.

E se a multa não for paga?

Se multa não seja paga, o cidadão fica em dívida com a Justiça Eleitoral e não pode se inscrever em concursos públicos, tirar passaporte nem carteira de identidade.  Veja mais implicações:

  • Tirar passaporte ou carteira de identidade;
  • Participar de concorrência pública;
  • Ter recebimentos, remuneração, salário ou emprego público;
  • Obter empréstimos em órgãos públicos;
  • Se inscrever em concurso ou prova para função pública;
  • Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
  • Obter certidão de quitação eleitoral.

Quem deve justificar a ausência?

O eleitor que estiver ausente de seu domicílio eleitoral, que estiver doente ou impossibilitado de comparecer à seção eleitoral deve justificar sua ausência na votação. Os cartórios eleitorais já estão disponibilizando gratuitamente o formulário de requerimento de justificativa.

O eleitor deve preenchê-lo e entregá-lo no dia da eleição em qualquer local de votação. Se o eleitor não formalizar a justificativa no dia da eleição, deverá comparecer ao cartório eleitoral no prazo de 60 dias a contar da data da eleição, munido dos documentos que comprovem o motivo da ausência.

Os prazos são:

- até 1º de dezembro de 2022 (ausência no primeiro turno — 02.10.2022);

- até 9 de janeiro de 2023 (ausência no segundo turno — 30.10.2022, caso haja).

Guia eleições

Como consultar o número dos candidatos

Saiba como simular o voto na Internet

Saiba como acompanhar os resultados pelo celular

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes