Notícias

Grêmio busca ser 3º brasileiro classificado às quartas desta Libertadores

Com bons resultados nos jogos de ida das oitavas, Brasil poderia quebrar um recorde nesta edição de Libertadores: ter cinco equipes classificadas às quartas de final; no entanto, as eliminações de Athletico Paranaense e Flamengo, frustraram os planos.

Escrito por

O Grêmio encara o Guaraní, do Paraguai, nesta quinta (3) em busca de ser o terceiro brasileiro classificado às quartas de final desta Libertadores. Logo depois de vencer os paraguaios por 2 a 0, fora de casa, a equipe do técnico Renato Portaluppi joga em sua arena, às 21h30, com um pé na classificação.

Assim como o Tricolor, o Internacional é outro representante brasileiro que ainda disputará a vaga às quartas de final. O Colorado perdeu o jogo de ida para o Boca Juniors, por 1 a 0, no Beira-Rio. No entanto, a volta ocorre apenas no dia 9 de dezembro, no La Bombonera - a partida foi adiado devido à morte de Diego Maradona.

+ Morte de Diego Maradona: veja as homenagens ao craque

Palmeiras e Santos já garantiram suas vagas às quartas de final da Copa Libertadores. Enquanto a equipe do Palestra Itália eliminou o Delfín por 8 a 1 no agregado, o Alvinegro Praiano despachou o Delfín - 2 a 2, mas o gol fora de casa classificou os santistas. No entanto, Flamengo e Athletico Paranaense ficaram pelo caminho. O time de Ceni perdeu nos pênaltis para o Racing, enquanto o Furacão perdeu de 2 a 1 para o River Plate na soma dos placares.

Palmeiras goleia delfín por 5 a 0, com 'show' de veron (foto: marcello zambrana/agif)

Sonho de recorde de brasileiro nas quartas da Libertadores acabou

O Brasil poderia quebrar um recorde nesta edição da Copa Libertadores: ter cinco equipes nas quartas de final. Entretanto, com as eliminações de Flamengo e Athletico Paranaense, este sonhou chegou ao fim. Seria a primeira vez que o fato ocorreria. Em quatro oportunidades (2009, 2010, 2012 e 2019), houve quatro brasileiros, mas jamais o quinto.

Devido aos bons resultados nos jogos de ida, a possibilidade era bem possível - até a derrota do Internacional na noite de ontem (2), nenhum brasileiro havia perdido os confrontos de ida das quartas de final. O Palmeiras tinha a classificação praticamente encaminhada, assim como o Grêmio tem para o confronto desta quinta (3). Santos havia vencido o jogo de ida por um gol de diferença, mas decidiria em casa. Flamengo também decidiria em casa após empate com o Racing. E, Athletico e Inter tinham os adversário mais complicados - Boca e River - mas era possível sonhar na classificação de um, ou porque não, dos dois.

Santos perde para ldu por 1 a 0, mas passa com gol fora de casa (foto: nelson almeida - pool/getty images)

No entanto, os planos de terem, no mínimo, cinco brasileiros classificados, foram frustrados. A classificação dos paranaense contra o River Plate seria complicada, mas havia uma expectativa, pois os argentinos não jogariam no Monumental de Nuñez. O confronto aconteceu no Estádio Libertadores da América, casa do Independiente, mas mesmo assim os brasileiros não foram páreo e perderam o confronto por 1 a 0.

Flamengo acumula outra eliminação e dá adeus à Libertadores

Entretanto, a maior decepção foi a eliminação do Flamengo. Atual campeão do torneio, uma vitória simples classificaria o Rubro-negro. Porém, dentro de campo se viu uma equipe perdendo inúmeras chances de gol e tendo que lutar até o fim para conseguir o empate. Embora a equipe tenha conseguido igualar o placar, o time da Gávea perdeu nas cobranças de pênaltis e deu adeus à chance de título. assim como, o adeus à chance de brasileira de ter pela primeira vez, cinco clubes nas quartas da Libertadores.

Arão vai do céu ao inferno, embora tenha feito o gol do empate, perdeu o pênalti decisivo (foto: antônio lacerda/reuters)

Onde assistir o jogo de Grêmio x Guaraní

A partida entre Grêmio e Guaraní não terá transmissão da TV. Entretanto, o Facebook Watch exibe o jogo para o mundo inteiro.

Última modificação em 28/07/2022 12:30

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por