Notícias

Horário bancário no Carnaval 2021: saiba quando o expediente volta

Os pagamentos bancários estão paralisados por conta do feriado de Carnaval. O atendimento ao público volta na quarta-feira de cinzas (17/02), e o PIX funciona normalmente. Saiba mais sobre o horário no Carnaval 2021.

O horário bancário no Carnaval em 2021 foi alterado, mesmo que a maioria das capitais do país tenham optado pelo ponto facultativo e pela não comemoração do feriado neste ano por conta da pandemia da Covid-19. Entretanto, os bancos não abrem para atendimento ao público na segunda (15/02) e terça (16/02) em todo o Brasil.

A decisão foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também afirmou que as pessoas que tivessem contas ou carnês com vencimento nos dias 15 e 16 não seriam afetadas. O pagamento destas poderá ser feito na quarta-feira, dia 17 de fevereiro, sem acréscimo de juntos.

Horário bancário no Carnaval em 2021

(foto: tânia rêgo/agência brasil)

Até mesmo as transações realizadas por meio dos aplicativos foram afetadas com horário bancário no Carnaval 2021. Elas podem ser feitas, mas valem somente a partir de quarta-feira, ou seja, não adianta tentar transferir dinheiro ou pagar uma conta. Por isso, a sugestão da Febran é agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Quando o expediente bancário volta?

O calendário bancário retoma as atividades já nesta quarta-feira, dia 17, a partir das 12h, com encerramento em horário normal do fechamento das agências. Entretanto, segundo a Febraban, nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado para garantir o mínimo de três horas de funcionamento.

PIX funciona normalmente?

Os pagamentos por Pix funcionam 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, portanto, ele funciona normalmente neste período de Carnaval. Com a ferramenta, as transações são realizadas em segundos e não é preciso esperar para a compensação. O Pix está disponível 24 horas por dia para todos os clientes dos 677 bancos registrados junto ao Banco Central.

Leia também:

Última modificação em 27/07/2022 11:33

Compartilhe