IBC-Br de março recua 1,59%, mas no ano tem alta de 2,20%

Comparado a março de 2020, índice da atividade econômica registra alta acumulada de 6,26%

Depois de avançar nos meses de janeiro e fevereiro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, o IBC-Br, indicador considerado pelo mercado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), recuou 1,59% em março, na série dessazonalizada, informou, nesta quinta-feira, 13, o Banco Central. Comparado a março de 2020,  o IBC-BR registra alta de 6,26%, sem o ajuste. No ano, o indicador acumula alta de 2,20%, mas em 12 meses a taxa ainda é negativa, com perda de 3,37%.

A queda de março reverteu as duas altas registradas em 2021, que indicavam uma melhora da economia. Em janeiro, o IBC-Br subiu 1,04% e em fevereiro, 1,7%, depois de registrar baixas em 2020, efeito da retração impactada pela pandemia da covid-19 sobre a atividade econômica. No último boletim  Focus do Banco Central, divulgado na segunda-feira, 10, economistas ouvidos na pesquisa semanal da instituição previram um crescimento da economia para 2021 de 3,21%, expectativa acima da feita na semana anterior, de 3,14% e também em relação a quatro semanas antes, de 3,08%.

IBC-Br e os juros

A melhora da expectativa para o PIB do boletim Focus veio acompanhada por uma previsão mais otimista para a produção industrial em 2021. Depois de apresentar leve recuperação em janeiro, com alta de 0,4%, a produção industrial recuou 0,7% em fevereiro, queda que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi a maior queda para um mês de fevereiro desde 2016.

O IBC-Br não é apenas considerado pelo mercado como uma prévia do PIB. O indicador também é usado pelo BC para definir a taxa básica de juros, a Selic, uma vez que embute dados de setores como a indústria, o setor de serviços e o agropecuário.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes