Incêndio atinge cinemateca de São Paulo pela 2ª vez

A instituição é a principal cuidadora do cinema no Brasil

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão da cinemateca de São Paulo nesta quinta-feira, dia 29 de julho, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo.

Incêndio cinemateca São Paulo

O Incêndio cinemateca de São Paulo  começou por volta das 18 horas. De acordo com o G1, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado na Rua Othão, 290. Cerca de 11 viaturas com 20 homens se deslocaram à região. Não há registro de vítimas.

Esse é o segundo incêndio que atinge o local em cinco anos. Em 2016, as chamas destruíram mais de 500 obras nacionais.

As imagens a seguir foram divulgadas pelo jornalismo do SBT:

Para que serve a Cinemateca - Incêndio cinemateca São Paulo

A cinemateca de São Paulo foi criada em 1946 para preservar e difundir a produção audiovisual brasileira. Ela guarda mais dede 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros, entre outros. Portanto, a instituição é a principal cuidadora do cinema no Brasil.

O órgão é ligado à Secretaria da Cultura do Governo Federal e sua sede fica na Vila Clementino, na Zona Sul de São Paulo.

Quem administra a Cinemateca Brasileira?

A Cinemateca está fechada desde julho de 2020, sem funcionários, e vive uma situação dramática. De mão em mão, a instituição está sem gestão.

Em 2018, após concessão do ex-presidente Michel Temer (MDB), a gestão da Cinemateca passou para as mãos da TV Escola para a organização social Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto.

Em 2020, a atriz Regina Duarte foi a escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro para coordenar o órgão em SP. Mas apesar do anúncio, ela não chegou a assumir o cargo.

Em junho de 2021, o governo federal lançou uma portaria interministerial na qual anuncia o chamamento público para contratação de uma entidade privada sem fins lucrativos, uma Organização Social (OS), para assumir as atividades de guarda, preservação, documentação e difusão do acervo audiovisual da Cinemateca Brasileira.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes