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Instagram Lite, versão leve do app de fotos, chega ao Brasil

Nova versão mira usuário com aparelho mais simples, com problema de armazenamento e limite no consumo de dados

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O Instagram anunciou, nesta terça-feira, 13, a chegada ao Brasil, de sua versão Lite, para Android. Ocupando apenas 2 MB no celular, o aplicativo foi criado visando usuários com limitações de espaço de armazenamento, conexão de Internet ou pacotes de dados. É a mesma ideia e tecnologia por trás do Facebook Lite.

A versão Lite, de acordo com o Instagram, oferece ao usuário a mesma rede social. No entanto, há menos consumo de armazenamento e de dados devido a compactações que a versão faz de algumas postagens, além de simplificar o visual no geral. No entanto, alguns recursos não estão disponíveis no Instagram Lite, como criação de Reels e lives.

Também não está disponível o Instagram Shopping e o suporte ao IGTV é bastante limitado, apenas com pré-visualização de vídeos. Não há exibição de publicidade no aplicativo. Agora, a ideia da rede social é expandir esses recursos ao longo dos próximos meses, ainda que não haja previsão de que anúncios sejam inseridos no app.

Para baixar o app, o usuário precisa apenas entrar na Play Store, procurar Instagram Lite e permitir o download no aparelho. Depois, só seguir o passo a passo para login, que continua sendo o mesmo do Instagram convencional.

Instagram Lite no iPhone

O Instagram também não tem planos de lançar uma versão para iPhone. De acordo com publicação do gerente de produto global do Instagram, Nicholas Brown, os critérios de público-alvo, variedade de dispositivos e ecossistema utilizados no Instagram Lite para Android não se aplicam aos aparelhos da Apple, não valendo um esforço direcionado.

Antes do lançamento no Brasil, o Lite já estava disponível em mais de 170 países desde março. A ideia do app é focar nos chamados mercados emergentes, como Brasil e Índia, para atingir pessoas com celulares mais simples e que precisam desinstalar certos aplicativos para conseguir usar o aparelho, caso do Instagram, de alto consumo.

Última modificação em 26/07/2022 14:08

Matheus Mans

Jornalista especializado em cultura, tecnologia e inovação com passagens por Estadão, Yahoo! Finanças e UOL.

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