Mundo

Cientistas descobrem anticorpos capazes de neutralizar Covid-19

A pesquisa foi realizada na Universidade de Columbia, em New York, e publicada na renomada revista Nature. De acordo com os cientistas, esses anticorpos oferecem significativa contra a infecção por SARS-CoV-2 em hamsters.

Enquanto as vacinas avançam, cientistas descobrem anticorpos capazes de neutralizar a infecção por Covid-19. A boa notícia vem dos Estados Unidos e o estudo foi realizado pela equipe do Irving Medical Center, da Universidade da Columbia.

Uma vez que os tratamentos eficazes com Covid-19 permanecem escassos, muitos pesquisadores se concentraram em encontrar anticorpos. Esses, por sua vez, seriam uma maneira eficaz de tratar pacientes infectados com SARS-CoV-2, especialmente no início do curso da infecção

Além disso, os anticorpos ainda são capazes de prevenir a infecção nos grupos de risco, principalmente em idosos e profissionais de saúde.

Cientistas descobrem anticorpos capazes de neutralizar Covid-19

© reuters / thomas peter

 

O grupo de pesquisadores responsável pelo estudo realizado pela Universidade da Columbia relatou que foram isolados anticorpos de vários pacientes com COVID-19 e que esses estão, até o momento, entre os mais potentes na neutralização do vírus SARS-CoV-2.

De acordo com o site Clinical Omics, a equipe relatou o isolamento de 61 anticorpos monoclonais neutralizadores de SARS-CoV-2 de cinco pacientes infectados hospitalizados em estágio grave. Entre estes, os cientistas descobriram 19 anticorpos que neutralizaram de maneira potente o autêntico SARS-CoV-2 in vitro, 9 dos quais exibiram potência requintada, com concentrações inibidoras de vírus em 50%.

"Agora temos uma coleção de anticorpos mais potente e diversificada em comparação com outros anticorpos encontrados até agora. E eles estão prontos para serem desenvolvidos em tratamentos", disse David Ho, MD, diretor científico do Aaron Diamond AIDS Research Center. Ho é professor de medicina na Faculdade de Médicos e Cirurgiões da Universidade Columbia e dirigiu o estudo, publicado pela revista Nature.

Por fim, os pesquisadores confirmaram que seus anticorpos purificados e fortemente neutralizantes fornecem proteção significativa contra a infecção por SARS-CoV-2 em hamsters. Agora eles estão planejando estudos adicionais em outros animais e pessoas.

 

Anticorpos, vacinas ou imunidade de rebanho?

As reconstruções cryo-em mostram como dois anticorpos diferentes (azuis) se ligam à proteína do vírus sars-cov-2. [david ho / centro médico irving da universidade columbia]
Hoje em dia, inúmeras pesquisas são realizadas simultaneamente em busca de uma solução para a pandemia de Covid-19. No Brasil, a vacina de Oxford já está em fase de testes.

Com a boa notícia vinda dos Estados Unidos, a vacinação pode estar ainda mais próxima do que imaginamos.

Descobrimos que esses anticorpos poderosos não são muito difíceis de serem gerados pelo sistema imunológico. Isso é um bom presságio para o desenvolvimento da vacina ”, disse Ho. “As vacinas que provocam anticorpos neutralizantes fortes devem fornecer proteção robusta contra o vírus", finalizou.

Além disso, alguns estudiosos também apontam para a chamada imunidade de rebanho como uma possível imunização natural. Independente do método, o fato é que o andamento das pesquisas é bastante promissor.

"Essas descobertas mostram quais sites no pico viral são mais vulneráveis", explicou Ho. "O uso de um coquetel de anticorpos diferentes, direcionados a locais de pico diferentes, ajudará a impedir que o vírus se torne resistente ao tratamento".

Última modificação em 29/07/2022 11:42

Compartilhe