Mundo

Congresso certifica a vitória de Joe Biden após ataques no congresso

Os legisladores dos EUA certificaram a vitória eleitoral de Joe Biden, horas depois que os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em um ataque que deixou quatro pessoas mortas.

Escrito por

Congresso certifica a vitória de Joe Biden, horas depois que os apoiadores de Trump invadiram o Capitólio em um ataque que deixou quatro pessoas mortas.

A polícia atirou em uma mulher, enquanto outras três morreram em "emergências médicas", disseram as autoridades.

A multidão, que recebeu apoio e encorajamento do presidente Trump, invadiu o prédio em uma tentativa de derrubar o resultado da eleição. Assim, a sessão do Congresso teve que ser suspensa.

O presidente eleito, Joe Biden, condenou a atitude de Trump e de seus apoiadores. 

Mais tarde, Trump pediu que eles "voltassem para casa" enquanto continuava a fazer falsas alegações de fraude eleitoral. Logo depois, o Twitter e o Facebook bloquearam as contas do presidente.

 

Imagem: reprodução / getty images

Congresso certifica a vitória de Joe Biden

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, iniciou a sessão retomada na noite de quarta-feira, na qual os legisladores contaram e confirmaram os votos eleitorais, dizendo que foi um "dia negro na história do Capitólio dos EUA".

As objeções de alguns legisladores republicanos de reverter o resultado no Arizona e na Pensilvânia não foram aceitas. A sessão certificou 306 votos de Biden contra 232 de Trump.

A agitação veio quando dois democratas conquistaram assentos no Senado nas eleições da Geórgia, o que mudou o equilíbrio do Congresso para o controle político efetivo de seu partido. Dessa forma, isso ajuda na aprovação da agenda de Biden após sua posse em 20 de janeiro.

 

Ocupação do Capitólio

A ocupação do Capitólio durou mais de três horas antes que o edifício fosse garantido pela aplicação da lei. Mas havia poucos sinais de que os manifestantes estavam atendendo ao chamado de Trump para ir para casa, apesar do toque de recolher em toda a cidade declarado pelo prefeito das 18h às 06h.

Até agora, mais de 52 pessoas foram presas - 47 delas por violarem o toque de recolher.

Também houve protestos na quarta-feira em legislaturas estaduais em Kansas, Geórgia, Utah e no outro lado do país em Oregon e no estado de Washington.

Última modificação em 28/07/2022 07:27

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por
Tags: EUAJoe Biden