Mundo

Disney anuncia colaboração com empresa africana de entretenimento

Esta é a primeira vez que a Disney vai trabalhar com contadores de histórias africanos para criar uma série de animação ambientada no continente.

Escrito por

Disney anuncia colaboração com empresa africana de entretenimento. O anúncio foi feito na última sexta-feira (11).

Fartos de não-africanos contarem histórias africanas, três amigos da Nigéria e de Uganda criaram a Kugali Media em 2017 para contar histórias do continente.

Os criadores de Kugali trabalham com o gênero Afrofuturismo. Bem como fazem referência à história e tradição africana, que em parte tenta abordar a ausência de africanos na ficção científica convencional.

Por meio da empresa de entretenimento, os amigos - Tolu Olowofoyeku, Hamid Ibrahim e Fikayo Adeola - criaram uma coleção de quadrinhos chamada "Iwaju". A história acontece em um cenário futurístico em Lagos, a capital da Nigéria.

Agora, "Iwaju" - que se traduz aproximadamente como "o futuro" na língua iorubá falada na África Ocidental - foi escolhida como uma nova série de TV pelos estúdios da  Walt Disney Animation.

 

Disney anuncia colaboração com empresa africana de entretenimento

A Disney anunciou ontem que a série de animação vai estrear em sua plataforma de streaming Disney + em 2022. Bem como a chamou de "colaboração inédita".

Embora detalhes mais específicos sobre a série ainda não estejam disponíveis, a diretora de criação do Disney Animation Studios, Jennifer Lee, disse que vai explorar temas de "classe, inocência e desafio ao status quo".

"Aqui estavam três talentosos artistas de quadrinhos. O sonho deles era trazer histórias africanas que fossem feitas por artistas africanos para o mundo. Bem como destacar a diversidade de culturas, histórias e vozes em todo o continente", disse ela.

Além disso, Lee acrescentou "seus talentos como contadores de histórias nos surpreendeu".

Contudo, esta não é a primeira vez que a Disney faz parceria com empresas de entretenimento africanas. Em setembro, o estúdio se associou à FilmOne Entertainment da Nigéria para distribuir filmes de propriedade da Disney na África Ocidental de língua inglesa.

Última modificação em 28/07/2022 10:59

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Disney+