Mundo

Disney atualiza alerta de racismo em filmes clássicos

Um aviso de conteúdo com racismo em filmes clássicos da Disney, em vigor desde o ano passado, foi atualizado com uma mensagem reforçada.

Escrito por

Disney atualiza alerta de racismo em filmes clássicos, que está em vigor desde o ano passado. Contudo, agora a mensagem está reforçada.

Quando reproduzidos no serviço de streaming Disney +, filmes como Dumbo, Peter Pan e Jungle Book agora piscam com um aviso sobre estereótipos.

“Este programa inclui representações negativas e / ou maus-tratos de pessoas ou culturas”, diz o aviso.

"Esses estereótipos estavam errados na época e estão errados agora".

A mensagem acrescenta que, em vez de remover o conteúdo, "queremos reconhecer seu impacto prejudicial, aprender com ele e iniciar conversas para criarmos juntos um futuro mais inclusivo".

Outros filmes que trazem o alerta são The Aristocats, que mostra um gato de "cara amarela" tocando piano com pauzinhos, e Peter Pan, onde os nativos americanos recebem a referência de calúnia racista "peles vermelhas".

A Dama e o Vagabundo, que tem várias instâncias de racismo e estereótipos culturais, também traz um alerta.

 

Imagem: reprodução / getty images

Disney atualiza alerta de racismo

A empresa adicionou pela primeira vez um alerta sobre racismo em novembro do ano passado - no entanto, foi muito mais curto.

Em seguida, o aviso dizia: "Este programa tem sua exibição feita na forma original. Ele pode conter representações culturais desatualizadas".

Alguns filmes, como A canção do sul, não estão disponíveis para transmissão na Disney + por causa do racismo.

A Warner Bros, da mesma forma, há muito tem um alerta sobre "preconceitos étnicos e raciais" em alguns de seus desenhos animados.

"Embora esses desenhos animados não representem a sociedade atual, eles estão sendo apresentados como foram originalmente criados. Porque fazer o contrário seria o mesmo que afirmar que esses preconceitos nunca existiram", diz o aviso da Warner Bros.

Última modificação em 28/07/2022 22:05

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por