Mundo

EUA aprova Moderna como segunda vacina para covid-19

O país concordou em comprar 200 milhões de doses da vacina Moderna contra a covid-19.

Escrito por

EUA aprova Moderna como segunda vacina para covid-19 no país. 

A Food and Drug Administration (FDA) autorizou o jab feito nos EUA há cerca de uma semana depois de aprovar uma vacina Pfizer / BioNTech, que já está em distribuição.

Assim, os EUA concordaram em comprar 200 milhões de doses de Moderna e seis milhões já podem estar prontas para entregas.

Até o momento, o país tem o maior número de mortes e casos de covid-19 do mundo.

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, o país registrou mais de 313.500 mortes e cerca de 17,5 milhões de infecções.

O comissário da FDA, Stephen Hahn, disse que a aprovação emergencial da vacina na sexta-feira (18) marcou "outro passo crucial na luta contra esta pandemia global que está causando um grande número de hospitalizações e mortes nos EUA a cada dia".

A autorização veio depois que um painel consultivo na quinta-feira votou 20-0 com uma abstenção de que os benefícios da vacina Moderna superam os riscos para pessoas com 18 anos ou mais.

De acordo com os reguladores, a vacina da Moderna é segura e 94% eficaz.

 

Imagem: reprodução / pexels

EUA aprova Moderna como segunda vacina

Horas antes do anúncio, o presidente Donald Trump tuitou que a vacina havia sido "aprovada de forma esmagadora". Bem como a distribuição "começaria imediatamente".

"Parabéns, a vacina Moderna já está disponível!”, twittou Trump.

O presidente eleito Joe Biden, que deve receber a vacina na segunda-feira, disse que a autorização da Pfizer e dos jabs Moderna "nos garante que dias melhores estão por vir". 

Mas, ele acrescentou, "a luta contra a covid-19 ainda não acabou".

"Conhecemos os imensos desafios que temos pela frente, como o aumento da produção, distribuição. Bem como a tarefa monumental de vacinar centenas de milhões de americanos. Assim, precisamos ter certeza de que temos os recursos para fazer tudo isso e rapidamente".

Última modificação em 28/07/2022 10:00

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Compartilhe
Escrito por