Mundo

“De jeito nenhum”: EUA rejeita oferta da Rússia para ajudar com vacina do covid-19

Rússia ofereceu o compartilhamento das informações da vacina para produção em solo americano, porém EUA recusou.

Escrito por

EUA rejeita oferta da Rússia para ajudar com vacina contra o coronavírus, de acordo com as autoridades russas de Moscou. 

Segundo as autoridades, eles oferecem uma "cooperação sem precedentes" com a Operação Warp Speed ​​(OWS), o órgão multiagências dos EUA criado para acelerar o acesso a vacinas e tratamentos eficazes para Covid-19. Porém, a oferta foi rejeitada.

De acordo com eles, "os EUA não estão atualmente abertos" aos avanços médicos russos.

"Há um sentimento geral de desconfiança na Rússia do lado americano e acreditamos que tecnologias - incluindo vacinas, testes e tratamentos - não estão sendo adotadas nos Estados Unidos por causa dessa desconfiança", disse um alto funcionário russo em entrevista à CNN.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse na quinta-feira (13) que o presidente Donald Trump foi informado sobre a nova vacina russa. Contudo, segundo ela as vacinas americanas passam por testes "rigorosos" de Fase 3 e altos padrões técnicos.

Outras autoridades americanas disseram que a vacina russa é considerada tão incompleta nos Estados Unidos que nem havia despertado seriamente o interesse do país. 

Segundo o funcionário de saúde pública do governo dos EUA, "não há nenhuma maneira dos EUA experimentarem esta vacina russa em macacos, muito menos em pessoas". 

 

Imagem: reprodução / gerd altmann

EUA rejeita oferta, porém empresas americanas estariam interessadas na vacina russa

 

Autoridades russas afirmaram que o país está aberto a compartilhar informações sobre a vacina. Segundo eles, isso permitiria às empresas farmacêuticas dos EUA produzirem a vacina russa em solo americano.

Porém, de acordo com o governo russo,  algumas empresas farmacêuticas dos Estados Unidos estão interessadas em aprender sobre a vacina russa. Contudo, os nomes dessas empresas não foram divulgados.

Após a rejeição dos Estados Unidos, as fontes russas disseram que Washington deveria "considerar seriamente a adoção" da vacina. Além disso, complementaram dizendo que a vacina russa contra o coronavírus recém-aprovada, Sputnik V, poderia salvar vidas americanas.

"Se nossa vacina se provar uma das mais eficazes, serão feitas perguntas porque os EUA não exploraram essa opção mais profundamente. E, porque a política entrou no caminho do acesso a uma vacina", disse um alto funcionário russo.

O fundo soberano da Rússia disse em entrevista coletiva na terça-feira (11) que pelo menos 20 países da América Latina, Oriente Médio e Ásia expressaram interesse na vacina. 

Notavelmente, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, diz que tem tanta confiança na vacina que a tomará quando ela chegar em seu país. Do mesmo modo, o ministro das Relações Exteriores do México disse na manhã de quinta-feira que o México está "em negociações" com a Rússia sobre a vacina.

Última modificação em 29/07/2022 10:46

Daiane Jardim

Redatora, professora e escritora.

Ver Comentários

  • Os americanos ficaram invadindo países soberanos e matando e saqueando, enquanto que a Rússia investia em seu desenvolvimento e poder, agora os americanos amargam derrotas avassaladoras em todos os frontes, já não podem mais com as forças Russas, estão de joelhos. Agora só resta essa campanha de desinformação contra a Rússia, mas a verdade sempre prevalecerá um dia

Compartilhe
Escrito por
Tags: covid-19EUA