Mundo

13 frases de Paulo Freire no centenário do educador

Relembre as citações e frases de Paulo Freire presentes em suas obras.

Escrito por

Em 2021 completa-se o centenário de Paulo Freire, filósofo, educador, pesquisador e escritor brasileiro. O legado de Freire é inquestionável, por isso ele é um dos autores mais citados no mundo. Relembre as citações e frases de Paulo Freire presentes em suas obras.

O educador escreveu mais de 20 livros. O mais importante, Pedagogia do Oprimido, foi traduzido em mais de 20 idiomas.

 Quem é Paulo Freire?

Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921. Ele cresceu no Nordeste do Brasil onde suas experiências influenciaram profundamente o trabalho de sua vida. A crise econômica mundial obrigou Freire a conhecer a fome e a pobreza desde muito jovem.

Ele lembra no livro de Moacir Gadotti, Reading Paulo Freire, “Não entendia nada por causa da minha fome. Eu não era burro. Não foi falta de interesse. Minha condição social não me permitia ter educação. A experiência me mostrou mais uma vez a relação entre classe social e conhecimento ”.

Freire se tornou professor de gramática ainda no ensino médio. Mesmo assim, sua intuição o impulsionou para uma educação dialógica em que se esforçou para compreender as expectativas dos alunos.

Seus métodos interativos, que incentivavam os alunos a questionar o professor, muitas vezes levavam à alfabetização em apenas 30 horas de instrução . Em 1963 foi nomeado diretor do Programa Nacional de Alfabetização do Brasil, mas foi preso após um golpe militar em 1964. Foi para o exílio, retornando em 1979.

Freire foi reconhecido mundialmente por seu profundo impacto no pensamento e na prática educacional. Ele recebeu vários prêmios, incluindo doutorado honorário, o Prêmio Rei Balduin para o Desenvolvimento Internacional, o Prêmio para Educadores Cristãos Notáveis ​​em 1985 com Elza e o Prêmio UNESCO de 1986 para a Educação para a Paz (Gadotti 76).

Citações e frases de Paulo Freire

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”


“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor.”


“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”


“O educador se eterniza em cada ser que educa.”


“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”


“O que presta no capitalismo, no meu entender, não é ele. Para mim, ele é uma malvadeza em si mesma. Se se pensa na excelência do capitalismo no Brasil, eu me pergunto: que excelência é esta que produz 33 milhões de famintos?”.


“Não foram os camponeses que disseram a mim: Paulo, tu já leste Marx? Não, eles não liam nem jornal, foi a realidade que me remeteu a Marx”.


“Na verdade, só os oprimidos podem conceber um futuro completamente diferente de seu presente, na medida em que alcançam a consciência da classe dominada.”


“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele.”


“Não existe docência sem discência.”


“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediatizados pelo mundo.”


“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”


“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.”

Leia também

67 frases inspiradoras sobre sucesso para compartilhar

19 frases de Steve Jobs que vão transformar sua mente

Frases de Simone de Beauvoir

 

Última modificação em 08/03/2023 15:32

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: frases