Mundo

Inundação na China: enchentes atingem a maior hidrelétrica do mundo, a Barragem das Três Gargantas

Mais de 260 mil pessoas já foram afetadas pela violência das águas. A Barragem das Três Gargantas se aproxima da capacidade máxima e a situação preocupa autoridades.

 

Após semanas de chuva forte e enchentes históricas, a gravidade da inundação na China preocupa autoridades. Até o presente momento, centenas de pessoas foram mortas pela violência das águas e milhares foram evacuadas para locais seguros.

Na sexta-feira (21), as inundações extremas atingiram a Barragem das Três Gargantas, considerada a maior hidrelétrica do mundo. Com isso, várias saídas da barragem foram abertas para escoamento de água, que registra o maior fluxo da história.

Enquanto isso, alguns níveis acima da hidrelétrica, funcionários da cidade de Chongqing, na província de Sichuan, evacuaram quase 300 mil residentes. Os níveis ao longo do Yangtze nas proximidades alcançaram níveis nunca vistos desde 1981.

 

Inundação na China preocupa autoridades

 

Segundo informações do The Guardian, as autoridades locais buscam tranquilizar o público depois que a maior barragem hidroelétrica do mundo se aproxima de sua capacidade máxima em meio à fortes enchentes.

Os influxos na barragem atingiram 75 milhões de litros de água por segundo, de acordo com a mídia local. Ainda na manhã de quinta-feira (11), as saídas da hidrelétrica foram abertas para evacuar 49,2 milhões de litros de água por segundo.

Com isso, na cidade de Chongqing, estradas, pontes, parques e uma rodovia principal no distrito comercial foram inundados. De acordo com as autoridades, a inundação na China já afetou 260 mil pessoas, danificando pelo menos 20 mil empresas.

 

Estátua do buda gigante de leshan. Imagem: reprodução / uol notícias

 

Barragem das Três Gargantas perto da capacidade máxima

 

A inundação na China vem causando pânico conforme em que a água atinge novos níveis da hidrelétrica. Isso porque a barragem das Três Gargantas já está no limite da capacidade. Ela foi projetada para receber fluxos de cerca de 98,8 milhões de litros por segundo,.

Autoridades esperam que o nível de água no reservatório, cuja barragem foi construída para suportar um nível de água de 175 metros, chegue a 165,5 metros no sábado. Contudo, a inundação está prevista para durar cerca de cinco dias.

Última modificação em 29/07/2022 10:32

Compartilhe
Tags: China