Mundo

Quando é a lua rosa em abril de 2021? Veja horário e significado

A PRIMEIRA LUA CHEIA DE 2021 está chegando e é o momento perfeito para olhar para nosso companheiro celestial sempre presente.

Escrito por

A próxima lua cheia na segunda-feira, 26 de abril, será a primeira de apenas algumas super luas em 2021 . E como é abril, essa lua cheia também é apelidada de "lua rosa".

O horário em cada cidade pode ser consultado em apps ou sites de observação astronômica, a exemplo do Heavens Above.

Então, prepare-se para a oportunidade de conferir uma super lua rosa, ou talvez uma super lua rosa, no final deste mês.

Qualquer que seja o apelido escolhido, esta lua cheia não é tão legal quanto os adjetivos indicam. A questão é que a lua rosa não é necessariamente rosa. Na verdade, provavelmente não será rosa. A tonalidade da lua normalmente depende das condições atmosféricas de onde quer que você a esteja vendo.

Coisas como nuvens, poeira, neblina, fumaça ou poluição são o que realmente faz com que a lua apareça em cores diferentes, espalhando grande parte da luz azul que brilha em nosso satélite natural, deixando-o com um tom mais avermelhado.

A Lua Rosa de abril iluminará os céus noturnos de 26 a 27 de abril. Por ser uma lua super lua, significa que a lua cheia também coincide com o ponto mais próximo em sua órbita ao redor da Terra. Mas antes que você fique muito animado, a cor natural do satélite não ficará rosa. Aqui está tudo o que você precisa saber para aproveitar a primeira lua cheia do ano.

O que super lua?

Conforme a Lua viaja ao redor de nosso planeta, ela varia em tamanho, brilho e visibilidade de nossa vista.

Ao longo de sua viagem ao redor da Terra (27 dias, 7 horas e 43 minutos), a Lua embarca em diferentes fases : Uma pequena lasca do crescente da Lua aparece gradualmente em nossos céus à medida que aumenta para se tornar uma Lua cheia no pico do seu ciclo.

Depois disso, começa a diminuir para a invisibilidade mais uma vez, antes de começar de novo, 29 dias e meio após a lua nova precedente.

Uma super lua parece um pouco mais brilhante e maior do que uma lua cheia normal .

No início de seu ciclo, a Lua está do mesmo lado da Terra que o Sol, com seu lado escuro voltado para o nosso planeta. Como resultado, é quase invisível para nós.

Mas durante a lua cheia, a Lua mostra sua face cheia para os habitantes da Terra quando nosso planeta fica bem entre o sol e a lua. Como resultado, o lado da lua voltado para a Terra torna-se totalmente iluminado pelo raio de luz do sol.

Uma super lua ocorre quando uma Lua Cheia está mais próxima da Terra durante sua órbita. O termo astronômico apropriado para isso é Lua cheia perigeana - referindo-se ao ponto mais próximo na órbita da lua, chamado perigeu. O próprio termo super lua vem da astrologia.

Uma super lua parece 30 por cento mais brilhante e 14 por cento maior do que o normal porque está no ponto mais próximo de nós na Terra.

Por que é chamada de Lua Rosa?

A Lua cheia deste mês foi apelidada de Lua Rosa pelas tribos nativas americanas devido ao desabrochar de flores nesta época do ano, especificamente uma flor conhecida como flox que tem um tom distinto de rosa.

No entanto, a Lua não terá a mesma cor da flor. Em vez disso, ele aparecerá mais brilhante e maior do que normalmente é em uma noite de Lua Cheia. Você pode observar a lua cheia a olho nu e ela aparecerá brilhante por algumas noites

Aprenda o ritual da lua cheia de Outubro:

Última modificação em 26/07/2022 13:39

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por