- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Os mercados de ações se recuperam fortemente no mundo todo à medida que os americanos se dirigem às urnas. Além disso, o provável impacto de qualquer resultado no estímulo econômico preocupa os investidores.
O FTSE 100 de Londres estava 2% mais alto nas negociações do início da tarde. Com os mercados europeus também à frente, recuperando-se após os ganhos de Wall Street e nas negociações da Ásia durante a noite.
Houve ganhos adicionais depois que Nova York abriu novamente na terça-feira, com o Dow Jones, S&P 500 e o Nasdaq todos cerca de 2% mais altos nos primeiros negócios.
Mercados de ações se recuperam
A valorização das ações com a escolha dos Estados Unidos entre Donald Trump e o desafiante Joe Biden ocorre após um final de outubro sombrio na semana passada, que viu o FTSE registrar sua pior queda mensal desde março.
Contudo, temores sobre o impacto econômico de uma segunda onda de infecções por coronavírus e novas medidas de bloqueio incomodaram os comerciantes recentemente.
A queda do mercado no início do ano foi travada quando bancos centrais e governos – liderados pelos EUA – lançaram medidas de estímulo sem precedentes.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Agora, alguns comerciantes parecem estar apostando em Joe Biden liderando uma varredura democrata na Casa Branca e no Senado, permitindo-lhe entregar um novo grande pacote de medidas de gastos.
Uma aposta em Biden
Investidores e economistas dizem que um novo estímulo é necessário, mas o progresso não aconteceu por causa das disputas entre democratas e republicanos em Washington.
Em Londres, os investidores também estão de olho nas perspectivas de um acordo com o Brexit. Além das especulações de que o Banco da Inglaterra irá desencadear uma nova rodada de impressão de dinheiro ou flexibilização quantitativa no final da semana.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com Christian Stocker, principal estrategista do setor de ações da UniCredit, “atualmente, o mercado está apostando na vitória de Biden”.
“Sob a presidência de Biden, a economia dos EUA deveria apoiar mais os mercados de ações”, acrescentou.
Mas o economista-chefe de Berenberg, Holger Schmieding, alertou que alguns investidores podem estar se precipitando, especialmente se um vencedor claro não surgir rapidamente após a votação.