Mutações da covid-19 geram preocupações globais

As mutações em Sars-CoV-2 estão causando preocupação entre os cientistas.

Mutações da covid-19 geram preocupações globais. Dessa forma, o  comitê de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS) se reunirá para discutir as novas variantes do coronavírus da África do Sul e Reino Unido. 

As duas variantes já se espalharam rapidamente para pelo menos 50 países e geraram alarme generalizado.

As variantes recém-identificadas, que parecem ser significativamente mais infecciosas do que a cepa que surgiu na China em 2019, surgem no momento em que o aumento do número de vírus força muitas nações a impor novos bloqueios.

O comitê normalmente se reúne a cada três meses. Mas a OMS disse que o diretor-geral antecipou a reunião "para considerar questões que precisam de discussão urgente".

 

Mutações da covid-19 geram preocupações
Imagem: reprodução / pixabay

Mutações da covid-19 geram preocupações

As mutações em Sars-CoV-2 estão levantando preocupações entre os cientistas que estão lutando para descobrir se elas responderão às vacinas.

Em particular, uma mutação, detectada inicialmente na África do Sul e em variantes subsequentes no Brasil e no Japão, levantou o alarme entre os pesquisadores que estão estudando a variante, conhecida como 501Y.V2, para determinar se as vacinas atuais serão eficazes.

De acordo com a OMS, 20 países encontraram a cepa da variante sul-africana

Segundo os especialistas, as vacinas muito provavelmente ainda funcionarão contra as novas mutações. Estudos para confirmar estão em andamento, mas esses experimentos levam tempo.

Um estudo preliminar descobriu que a vacina Pfizer parece funcionar contra o vírus após a mutação, mas mais estudos são necessários porque a variante sul-africana tem uma série de mutações adicionais. Além disso, ela pode fazer alterações na proteína do vírus.

Os temores sobre o aumento da transmissibilidade das novas variantes estão levando a novos bloqueios e medidas extras para conter a covid-19.

Mais de 90 milhões de infecções por coronavírus já tiveram registros em todo o mundo desde que os primeiros casos apareceram em dezembro de 2019. O número de mortes causadas pela pandemia é de quase dois milhões de pessoas.

Fonte ABC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes