Mundo

Príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II, morre aos 99 anos

Príncipe Philip e Rainha Elizabeth II estavam casados há mais de 70 anos.

Escrito por

Príncipe Philip, marido da Rainha Elisabeth II da Inglaterra, morreu nesta sexta-feira (9), aos 99 anos. A confirmação foi feita pelo o Palácio de Buckingham na manhã de hoje em publicação nas redes sociais da família real britânica. Até o momento, não foi divulgada a causa da morte.

Em fevereiro, o Príncipe Philip acabou passando mal e precisou ser internado, segundo os comunicados oficiais, para "medida de precaução". Ele passou por uma cirurgia cardíaca e recebeu alta cerca de um mês depois.

Príncipe philip (foto: reprodução/twitter @royalfamily (18. Dez. 2020)

Príncipe Philip morreu

O monarca iria completar 100 anos em junho de 2021. Nascido em 10 de junho de 1921, na Ilha Corfu, o Duque de Edimburgo era neto da Rainha Vitória, que ficou no poder da coroa inglesa por mais de 60 anos.

"É com profunda tristeza que Sua Majestade, a Rainha, anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor", disse o comunicado do Palácio de Buckingham.

Príncipe Philip e a Rainha Elisabeth II eram casados há 73 anos e celebravam a data especial do aniversário de casamento no dia 20 de novembro. O casal juntou laços em 1947 na Abadia de Westminster, o evento foi transmitido pela rádio BBC para 200 milhões de ouvintes em todo o mundo. Durante o tempo juntos, tiveram quatro filhos, o príncipe Charles, que é pai de William e Harry, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.

Por que o monarca não tinha título de rei?

Se Elisabeth II é rainha, por que seu marido, o Príncipe Philip, não era chamado de rei? Isso acontece por conta das leis da Grã-Bretanha, que determinam que apenas monarcas homens concedam o título de rainha para as esposas, no caso de soberanas mulheres, como a Rainha Elisabeth, os maridos não recebem o título de rei.

Segundo explica a matéria que publicamos no DCI (veja aqui), especulações de historiadores dizem que esta foi uma forma encontrada para evitar que a linhagem real passasse para a família do homem, mantendo assim o “sangue real”. Por isso, Philip era chamado de príncipe.

Príncipe philip e rainha elizabeth ii (foto: cnn brasil/reprodução)

Última modificação em 26/07/2022 16:25

Sara Alves

Jornalista e repórter do Jornal DCI imersa no mundo do entretenimento.

Compartilhe
Escrito por