Starbucks sairá da Rússia após 15 anos; entenda a situação

A Starbucks está deixando a Rússia depois de 15 anos, a mais recente corporação ocidental a deixar o país após a guerra na Ucrânia.

Após 15 anos, o Starbucks sairá da Rússia, juntando-se a empresas como McDonald’s , Exxon Mobil e British American Tobacco na retirada completa do país.

A empresa de café interrompeu suas operações e interrompeu os embarques de seus produtos para a Rússia em março. Agora, "tomou a decisão de sair e não ter mais presença de marca no mercado", disse a Starbucks em um breve comunicado na segunda-feira, 23 de maio.

Starbucks sairá da Rússia

A gigante do café anunciou na segunda-feira, 23 de maio, que não terá mais presença da marca na Rússia. A marca tem 130 locais no país, que respondem por menos de 1% da receita anual da empresa. Eles são todos locais licenciados, então a própria empresa com sede em Seattle não os opera.

A Starbucks disse que pagará seus quase 2.000 trabalhadores russos por seis meses e os ajudará na transição para novas oportunidades fora da cadeia de café.

Tanto consumidores quanto investidores pressionaram empresas ocidentais como a Starbucks a cortar relações com a Rússia para mostrar oposição à guerra do Kremlin com a Ucrânia , mas a liberação dos acordos de licenciamento leva tempo. A Starbucks suspendeu todas as atividades comerciais com o país desde 8 de março. A pausa incluiu remessas de todos os produtos da Starbucks e fechamento temporário de cafés.

Em seus últimos resultados trimestrais divulgados no início de maio, a empresa não divulgou o impacto financeiro da suspensão das operações comerciais. O ex-CEO Kevin Johnson prometeu doar royalties da empresa russa para causas humanitárias.

Mas certamente foi um golpe financeiro menor do que o do McDonald’s, que está na Rússia há mais de 30 anos.

A gigante do fast-food disse que a suspensão de suas consideráveis ​​operações russas e ucranianas custou US$ 127 milhões em seu primeiro trimestre. Os dois mercados representaram 9% de sua receita em 2021. A empresa tinha cerca de 850 restaurantes na Rússia, a maioria operada pela empresa em vez de licenciados.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes