Política

Leia no DCI as principais notícias sobre a política brasileira e internacional. Governo federal, câmara dos deputados, senado, STF e mais.

Trazemos as últimas notícias, opiniões e análises sobre o cenário político nacional.

Governo federal

Responsável por elaborar e implantar estratégias e metas a serem alcançadas, e por criar os programas de prevenção e controle da violência e criminalidade. Deve também elaborar propostas de leis sobre a questão, promover a integração dos órgãos e instituições de todo o país que tratam de segurança pública, combater o narcotráfico, o contrabando, a lavagem de dinheiro e a corrupção, e construir e cuidar das prisões federais.

Para auxiliá-lo na tarefa, conta com três forças policiais, subordinadas ao Ministério da Justiça: a Polícia Federal – apura os crimes contra a ordem política e social ou que prejudiquem a União, os que tenham repercussão interestadual ou internacional ou ainda que exijam repressão uniforme, e fiscaliza portos, aeroportos e fronteiras; a Polícia Rodoviária Federal – responsável pelo patrulhamento das rodovias federais; e a Polícia Ferroviária Federal, que patrulha as ferrovias federais.

Governo dos estados e do Distrito Federal

A responsabilidade principal pela segurança pública cabe aos governos estaduais. São eles os executores das ações de segurança, além de construírem e cuidarem das prisões estaduais. Para isso contam com a Polícia Militar – que faz o policiamento ostensivo e preventivo e a manutenção da ordem pública; a Polícia Civil, que busca obter provas materiais e identificar os autores dos crimes para que eles sejam denunciados à Justiça; e o Corpo de Bombeiros Militar – força encarregada de prevenção e combate a incêndios, de busca e salvamento, e de ações de defesa civil.

Prefeitura – Embora a Constituição não atribua ao município a função de zelar pela segurança pública, as prefeituras têm o dever de colaborar por meio do planejamento urbano, do combate ao uso indevido do solo, da oferta de serviços públicos como escolas, áreas de lazer e esportes, iluminação, asfalto, etc., e de programas sociais que desestimulem a violência. Cabe às cidades evitar o surgimento de espaços que, pela ausência do poder público, sejam dominados por organizações criminosas e de difícil acesso às forças policiais. Algumas prefeituras instituíram a Guarda Municipal, prevista na Constituição, com atribuição exclusiva de proteger bens, serviços e instalações dos municípios.

Para que esse sistema funcione, é preciso cooperação e integração entre os governos, acima de divergências políticas. A população também tem que se engajar nesse esforço, que não pode ser usado apenas como argumento de campanha eleitoral.

Quem é Domingos Brazão e qual sua relação com o PT?

Quem é Domingos Brazão e qual sua relação com o PT?

Domingos Brazão é apontado como mandante da morte de Marielle Franco

23/01/2024

Quem é o marido de Sâmia Bomfim? Conheça a família da deputada

Paulista é mãe de Hugo, de 2 anos

05/10/2023

Teve pedido de prisão de Bolsonaro? O que sabemos até agora

Alexandre de Moraes já autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal de Bolsonaro e Michelle Bolsonaro.

18/08/2023

Preso pela PF, Silvinei Vasques tem aposentadoria de R$ 16 mil

Ex-PRF se aposentou em dezembro de 2022, no governo Bolsonaro

09/08/2023

Bolsonaro fica inelegível até quando?

Maioria do TSE condena Bolsonaro à inelegibilidade

30/06/2023

Julgamento Bolsonaro no dia 22 de junho: horário e como assistir

Bolsonaro pode ficar inelegível por oito anos

19/06/2023

IPEC: aprovação governo Lula 2023 é maior que Bolsonaro

Pesquisa IPEC mostra aprovação de 37%

09/06/2023

Quando volta o julgamento do STF do piso salarial da enfermagem 2023

O julgamento sobre a efetivação do Piso Nacional da Enfermagem pode levar até 3 meses

25/05/2023

Bolsonaro se vacinou contra a covid? Cartão de vacinação é revelado

Ministro informa que o ex-presidente se imunizou com vacina da Janssen

17/02/2023

Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara dos Deputados 2023

Eleição ocorreu na tarde desta quarta, logo após a posse dos 513 deputados federais eleitos em outubro de 2022

01/02/2023