O 14º salário do INSS será pago aos aposentados e pensionistas?

Com projeto de lei sugerindo o pagamento de 14º salário do INSS, aposentados e pensionistas criaram a expectativa de passar o fim do ano com um dinheiro extra.

Com projeto de lei sugerindo o pagamento de 14º salário do INSS, aposentados e pensionistas criaram a expectativa de passar o fim do ano com um dinheiro extra. No entanto, é incerto que o projeto seja aprovado neste ano, com os parlamentares em recesso.

Nota-se que o 13º salário foi antecipado neste ano, como medida de enfrentamento a situação de calamidade pública, causada pela pandemia da Covid-19. Segurados do INSS receberam a primeira parcela entre 24 de abril e 08 de maio, e a segunda entre, 25 de maio e 5 de junho.

Foi aprovado o décimo quarto salário para aposentados?

O Projeto de Lei nº 3657/2020, que define o pagamento do 14º salário do INSS em 2020, não foi aprovado. Ele está em tramitação, sua situação atual é o Plenário do Senado Federal, está lá desde 06 de julho.

O PL é de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). A ideia surgiu a partir de proposta de um advogado de São Paulo, com a Sugestão Legislativa (SUG) de nº 127.741. A mesma teve o apoio de mais de 66 mil pessoas, entre 1º a 7 de junho de 2020. Então, foi encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa a adotada por Paim.

A saber, o senador chegou a pedir algumas vezes ao longo do ano que a proposta fosse tratada com urgência. Com o objetivo de que o dinheiro fosse liberado até o Natal, o que não ocorreu. Com o recesso dos parlamentares, não há boas chances do projeto ser aprovado.

Quem teria direito ao 14º salário do INSS?

A PL define que têm direito ao 14º salário do INSS aposentados e pensionistas por morte, bem como segurados que recebem auxílio-doença, auxílio-reclusão ou auxílio-acidente. O abono extra vale para o ano de 2020. Segundo o senador Paim, a aprovação da medida poderia aquecer a economia e melhorar as vendas do comércio no final de 2020 e início de 2021.

Um trecho da PL explica que “Na realidade do nosso vasto Brasil os aposentados e pensionistas, na grande maioria, ajudam a sustentar toda a família. Antes da pandemia, mais de 10 milhões de pessoas já dependiam da renda dos idosos para viver.”

Qual seria o valor?

A proposta visa dobrar o valor do abono anual pago a segurados e dependentes da Previdência Social. Na prática, insere o pagamento de um 14º salário do INSS em 2020. Sendo assim, o valor é igual ao do benefício mensal de cada segurado, sendo limitado a dois salários mínimos.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes