Pente-fino do INSS ocorrerá até 2022

O prazo do pente-fino do INSS terminaria em 31 de dezembro deste ano. No entanto, através de portaria, o governo federal prorrogou por mais dois anos a revisão de benefícios.

O prazo do pente-fino do INSS terminaria em 31 de dezembro deste ano. No entanto, através de portaria, o governo federal prorrogou por mais dois anos a revisão de benefícios. Trata-se da portaria nº 1.222, publicada no dia 15 deste mês. Sendo assim, até 31 de dezembro de 2022 o Instituto Nacional do Seguro Social poderá notificar beneficiários de aposentadorias, pensões e auxílios.

Pente fino do INSS

Desde o mês de setembro o INSS tem realizado seu pente fino. O órgão anunciou que vai enviar notificações a cerca de 1,7 milhão segurados, por cartas físicas e virtuais. As quais são encaminhadas para quem se constatou necessidade de reavaliação dos documentos, para verificar a continuidade do benefício recebido.

O pente fino do INSS é autorizado pela lei 8.212/1991, que em seu artigo 69 diz que “O INSS manterá programa permanente de revisão da concessão e da manutenção dos benefícios por ele administrados, a fim de apurar irregularidades ou erros materiais.”

Ademais, esse item passou por atualização na lei 13.846/2019 que instituiu o Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade (Programa Especial), para verificar irregularidades na concessão de benefícios do INSS.

E também o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (Programa de Revisão), que tem o objetivo de revisar benefícios por incapacidade mantidos sem perícia por mais de seis meses, além de benefícios de natureza previdenciária, assistencial, trabalhista ou tributária.

Essa lei indica que: “O Programa Especial durará até 31 de dezembro de 2020 e poderá ser prorrogado até 31 de dezembro de 2022 por ato fundamentado do Presidente do INSS”.

Além disso, o INSS pode revisar benefícios concedidos nos últimos dez anos. Para períodos maiores que esse é necessário haver indício de fraude para fazer a revisão.

O que fazer se for notificado?

Quem receber notificação do pente fino do INSS, têm até 60 dias para apresentar documentos solicitados. Após esse período, o pagamento é suspenso. E, passados 30 dias de suspensão, o pagamento é bloqueado.

Entre os documentos pedidos, estão: CPF, RG, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor e carteira de Trabalho (CTPS). É possível enviá-los pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS. Para isso, é preciso fazer login e escolher a opção “Atualização de Dados de Benefício”, para anexar os documentos digitalizados.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes