Notícias

Quando começa a primavera 2021? Veja como será a estação

A data é determinada em referência à posição da órbita da Terra em relação ao sol

Escrito por

À medida que o Brasil sai de um inverno gelado - que teve até neve em parte do país, os brasileiros estão ansiosos pela chegada da próxima estação. Mas quando começa a primavera 2021 e como será o clima?

Quando começa a primavera em 2021?

O início da Primavera 2021 será no dia 22 de setembro às 16h21, quarta-feira. A data de término, que sinaliza o início do verão, é terça-feira, 21 de dezembro.

Esta data é determinada em referência à posição da órbita da Terra em relação ao sol, levando em consideração equinócios e solstícios .

Como vai ser a estação

A primavera no Brasil 2021, também conhecida como estação da flores, é caracterizada pelo clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem tão frio como no inverno.

De acordo com o Climatempo, no centro-sul do Brasil tradicionalmente apresenta alguns períodos secos característicos do Inverno, e alguns períodos muito úmidos, característicos do Verão. O frio é incomum neste período.

Nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste voltam as pancadas de chuva, que são resultado do tempo abafado. Elas são rápidas, ocorrem sempre à tarde ou à noite, e são bem volumosas.

Nas regiões Norte e Nordeste a maior mudança durante a Primavera é o aumento gradual da umidade, principalmente no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas e do Pará, no Tocantins, no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí.

 

Última modificação em 23/07/2022 11:55

Anny Malagolini

Jornalista imersa nas redes sociais. Atualmente, coordena equipes de notícias e desenvolve estratégias de otimização.

Compartilhe
Escrito por
Tags: primavera