Categories: Notícias

Serviços mostra recuperação em abril e fecha mês em alta de 0,7%, diz IBGE

Resultado, apesar de recuperar parte da perda de 3,1% de março, ainda está abaixo do patamar pré-pandemia

Escrito por

O volume de negócios do setor de serviços cresceu 0,7% em abril em relação a março, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar da recuperação em relação a março, mês em que houve queda de 3,1%, o resultado ainda está abaixo do patamar pandemia, quando cresceu, 1,5% em fevereiro de 2020.

Na comparação interanual o setor de serviços cresceu  19,8% em abril deste ano em relação a abril de 2020. Foi a segunda taxa seguida e também a maior para o período dentro da série histórica do IBGE. com o resultado de abril o setor acumula crescimento no ano de 2021 de 3,7%. Os sinais de recuperação também vêm do resultado de 12 meses, que passou de um queda de 8,0% em março para queda de 5,4% em abril.

Serviços mostra fôlego no PIB

O setor de serviços é um dos mais importantes para a economia e um dos que mais empregam, com representatividade dentro do Produto Interno Bruto (PIB) de 70%. Na pandemia, foi um dos mais afetados devido ao isolamento social compulsório e às restrições de mobilidade e de abertura de vários estabelecimentos ligados ao setor.  Um sinal da recuperação do setor foi visto na semana passada quando o IBGE divulgou o resultado do PIB relativo ao primeiro trimestre do ano, com o segmento da área de Administração, Saúde e Educação Pública como o único dentro de todas as atividades do setor a registrar queda nos primeiros três meses do ano.

Se em abril o crescimento veio com a alta de apenas duas das cinco atividades - segmento de Informação e Comunicação e pelos Serviços Prestados às Famílias, com altas de 2,5% e de 9,3%, respectivamente -, na comparação com 2020 o resultado é bem mais otimista.  Em relação a abril de 2020, todas as cinco atividades pesquisadas pelo IBGE registraram crescimento recorde. Segundo o IBGE, esse resultado decorre da baixa base de comparação, uma vez que em abril de 2020 serviços recuou 17,3%.

A principal contribuição no resultado comparativo anual veio o segmento de Transportes, Serviços Auxiliares aos transportes e Correio, com expansão de 30,7% no volume de negócios. Também ajudaram nesta comparação os serviços de Informação e Comunicação, em alta de 12,8% em abril de 2021 ante abril de 2020.

Última modificação em 21/07/2022 11:02

Roseli Lopes

Jornalista com foco em Economia, com passagens pelo jornal O Estado de S. Paulo, Agência Estado, Diário do Comércio e Thomson Financial

Compartilhe
Escrito por
Tags: IBGE