STF autoriza acordo de prazos para análise de benefícios do INSS

Os novos prazos para análise de benefícios do INSS variam de acordo com o seu grau de complexidade, vão de 30 a 90 dias.

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou ontem (10), acordo que estipula prazos de 30 a 90 dias para análises de concessão de benefícios do INSS. O qual foi feito entre o Instituto Nacional do Seguro Social e o Ministério Público Federal (MPF).

Nesse sentido, o acordo foi firmado em 16 de novembro e esperava por validação do STF. Passando a valer após seis meses da decisão, período que a Subsecretaria de Perícia Médica Federal (SPMF) deve usar para se organizar para cumprir as demandas.

Caso o INSS não cumpra o acordo, o órgão deverá analisar o requerimento administrativo em até dez dias, através da Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos. Que se trata de um comitê executivo com a função de acompanhar o acordo e definir mecanismos de avaliação dos indicadores de atendimento. É formado por representantes do INSS, do MPF, da Defensoria Pública da União, da Secretaria de Previdência e da Advocacia-Geral da União

Novos prazos para análise de benefícios do INSS

Os novos prazos para análise de benefícios do INSS variam de acordo com o seu grau de complexidade. Confira os períodos definidos:

  • Salário-maternidade: até 30 dias;
  • Auxílio-doença: até 45 dias;
  • Aposentadoria por invalidez: até 45 dias;
  • Pensão por morte: até 60 dias;
  • Auxílio-reclusão: até 60 dias;
  • Auxílio-acidente: até 60 dias;
  • Aposentadorias: até 90 dias;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): até 90 dias.

Além disso, no caso da realização de perícias médicas o prazo é de até 45 dias após agendamento. O limite pode aumentar para 90 dias em unidades da Perícia Médica Federal de difícil provimento de servidores.

Para o ministro Alexandre de Moraes, os prazos são razoáveis, levando em consideração que a lei não fixa limite de tempo para a concessão inicial de benefício previdenciário ou assistencial. Conforme apontou o portal de notícias do STF, o ministro disse que “O prazo de máximo de 90 dias atende ao princípio da razoabilidade, na medida em que não impõe aos segurados espera excessiva, e permite à administração pública adotar as medidas necessárias e suficientes à correta concessão dos benefícios.”

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes