DCI Mais

Presente de Natal barato: como fazer para gastar menos

Lembrar que a data deve ter foco em presença e não em presentes é importante na hora de presentear.

Escrito por

O Natal está chegando e ainda que você venha a comemorar a data apenas com a família ou amigos próximos, é natural que já esteja pensando nas lembranças. Onde encontrar um presente de Natal barato ultimamente? Como agradar e ao mesmo tempo não gastar além da conta?

Primeiramente, vale lembrar que uma data como o Natal precisa ter foco na presença e não nos presentes. Ainda que essa presença se dê de forma virtual, o primeiro passo é considerar que não é preciso torrar dinheiro para alegrar alguém.

Uma primeira dica dentro desse espírito natalino seria enviar um cartão em papel para as pessoas queridas, aquele mesmo que chega pelos Correios. Não deixa de ser um presente de Natal barato e que todo mundo gosta de receber! Há quanto tempo, afinal de contas, você não recebe algo assim?

Outra opção interessante para não gastar muito é fazer um amigo secreto entre as pessoas que comemorarão juntas. Dessa forma, cada um dos convidados só precisará desembolsar dinheiro para uma lembrança e todos serão presenteados.

 

Botando a mão na massa para um presente de Natal barato

 

E se você é daqueles que gosta de dar um tom pessoal ao presentear, que tal fazer um presente de Natal barato usando seus talentos, sejam eles quais forem?

Uma alternativa seria preparar alguma guloseima que você saiba fazer bem e dá-la de presente. Podem ser biscoitinhos, brigadeiros, um bolo, cerveja artesanal e muitos outros. O segredo é colocar o que você preparou em uma bela embalagem. E pode fazer um cartãozinho também. Quem não gostaria de ganhar algo assim?

Outra opção é adquirir produtos em conta e dar um toque especial a eles. É o caso, por exemplo, de velas aromáticas ou caixinhas de madeira. Qualquer coisa pode ganhar uma cor especial e se tornar um presente de Natal barato que vai agradar.

Finalmente, como o ano está acabando e os meses seguintes vêm cheios de expectativas e sonhos, uma opção de presente de Natal barato é preparar um pote, caderno ou caixinha da gratidão para distribuir às pessoas queridas. Basta colocar um laço ou um adesivo e transformar ambos em recipientes nos quais as pessoas poderão colocar papéis com agradecimentos pelo dia. A ideia é abrir depois de um tempo.

Imagem: reprodução / unsplash

Para gastar menos, estabeleça um limite e pesquise

 

E se você quer dar um presente de Natal barato, mas não pretende pôr a mão na massa, é fundamental estabelecer um limite de gastos. A partir daí, pense nas pequenas lembranças que poderia comprar sem estourar o orçamento. 

Também é importante fazer pesquisa. Determine o número de lembranças que você precisará adquirir e, se forem muitas, além do limite de gastos, pesquise pela internet se há diferença grande de preços entre os estabelecimentos. Dentre alternativas baratas de presentes estão: vasinhos de plantas, nécessaires, máscaras de dormir divertidas, camisetas, plaquinhas de parede. Use a criatividade e não tenha medo de gastar pouco. Certamente você conseguirá agradar! 

Última modificação em 28/07/2022 12:48

Janaina Gimael

Jornalista, educadora financeira e contadora de histórias. Tem especialização em economia para jornalistas, terapia financeira e psicologia econômica. É articulista do Dinheirama e já passou por empresas como Bloomberg, Patagon, Agência Dinheiro Vivo e Nubank. No insta: @janaina.dimdim

Compartilhe
Escrito por
Tags: Natal