DCI Mais

TikTok proibido nos EUA? entenda a polêmica com Donald Trump

Na última sexta-feira (31), o presidente americano Donald Trump anunciou que possui interesse em banir a rede social TikTok dos Estados Unidos. 

Escrito por

Na última sexta-feira (31), o presidente americano Donald Trump anunciou que possui interesse em banir a rede social TikTok dos Estados Unidos. O comentário feito pelo chefe de Estado norte-americano rapidamente repercutiu ao redor do mundo, já que o aplicativo é um dos mais populares atualmente.

Para você entender o caso, o DCI separou para você os principais pontos sobre o assunto. Leia abaixo:

TikTok proibido nos EUA? Entenda a polêmica

Durante uma viagem à bordo do Air Force One, o avião presidencial dos EUA, Donald Trump afirmou a repórteres: “No que diz respeito ao TikTok, estamos proibindo-o nos Estados Unidos”. Aparentemente, a decisão do presidente americano ocorreu após diversas autoridades do Governo estadunidense questionarem a segurança do aplicativo criado pela empresa chinesa ByteDance. Steven Mnuhcin, secretário do Tesouro americano, chegou a afirmar após o aviso de Trump que “o TikTok não pode permanecer no formato atual porque corre o risco de enviar informações (para a China) sobre 100 milhões de americanos”.

Com o medo americano, a empresa afirma que jamais forneceria informações de seus usuários. Contudo, segundo o especialista em tecnologia da BBC James Clayton, “não importa o que o aplicativo diga, o fato de ele pertencer à empresa de um chinês já é suficiente”.

O anúncio também acontece depois de uma série de atritos diplomáticos entre a China e os Estados Unidos [Leia abaixo para entender mais sobre]. Apesar do problema diplomático e da 'sentença' de Donald Trump, o aplicativo ainda possui esperanças de continuar sua existência no solo dos EUA.

Como a Microsoft pode ‘salvar’ a rede social?

Mesmo com a afirmativa de Trump em bloquear o aplicativo, o Governo americano possui um posicionamento claro: ou o TikTok é bloqueado ou é vendido. Para a rede social chinesa, a melhor saída seria uma venda das operações da empresa nos Estados Unidos. E talvez isso seja uma possibilidade, afinal a Microsoft está negociando a compra do TikTok

Já era especulado há algum tempo que a empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen possuía interesse em comprar o popular aplicativo, mas esse fato só foi confirmado após o risco de banimento da rede. A confirmação das negociações veio após o encontro entre Satya Nadella (presidente-executivo da Microsoft) e Donald Trump para discutir a possível compra do TikTok nos EUA. O papo entre os dois foi, até certo ponto, um sucesso e o presidente americano deu 45 dias para Nadella concluir um acordo de compra.  

Para a Microsoft, toda a situação gerada pelo medo do Governo americano pode ser um benefício, pois a compra do aplicativo daria o acesso aos dados de milhões de usuários à empresa de tecnologia.

A relação de Donald Trump com a China

Donald trump ataca publicamente a china desde antes de sua candidatura. Fonte: casa branca

Donald Trump sempre foi muito claro com seu posicionamento sobre as relações comerciais entre seu país e a China. "Um dos maiores assaltos da história do mundo" é apenas uma das dezenas de frases ditas pelo presidente americano. Porém, em janeiro deste ano, um encontro entre Trump e Xi Jinping (presidente da China) havia criado esperanças que os dois países encerrariam a guerra econômica que coloca os economistas em alerta. Na ocasião, ambos assinaram a fase 1 de um acordo comercial que reduziria as taxas sobre importação aos dois países.

Contudo, a pandemia do coronavírus esquentou novamente os ânimos dos dois países. O principal catalisador foi o surgimento de denúncias sobre hackers chineses tentando roubar os dados americanos sobre a vacina contra o COVID-19. Esse dado fez com que tanto a China quanto os EUA determinassem o fechamento de consulados do outro país. Além disso, Donald Trump também reiniciou seus ataques ao país e diversas vezes chamou a doença de "vírus chinês"

O que é o TikTok?

O tiktok é uma rede social popular entre jovens menores de 20 anos. Fonte: tiktok

Criado pela empresa ByteDance, o TikTok tornou-se uma das maiores febres mundiais no universo das redes sociais. No primeiro trimestre deste ano, foi o aplicativo mais baixado do mundo. A plataforma mistura diferentes ideias de redes como Instagram, Youtube e Snapchat e permite que seus usuários possam interagir com pessoas de todo o mundo.

A graça do TikTok vem da imaginação dos usuários, que podem produzir vídeos de até um minuto com diversas artimanhas disponibilizadas pelo aplicativo. Ferramentas de edição, filtros e um enorme banco de dados musical são alguns dos atrativos do popular aplicativo que caiu na graça dos jovens com menos de 20 anos.

Última modificação em 29/07/2022 11:22

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por