Prefeitura mapeia áreas vazias do Centro

Para tentar realizar um mapa atualizado das propriedades vazias do Centro Histórico do Rio de Janeiro, surge o programa “Centro para Todos”.

Rio de Janeiro - Para tentar realizar um mapa atualizado das propriedades vazias do Centro Histórico do Rio de Janeiro, surge o programa "Centro para Todos", parceria da prefeitura do Rio com a Bloomberg Associates. O estudo tem como objetivo abordar a problemática dos vazios urbanos e títulos de propriedade no centro carioca. O projeto conta com o apoio da Procuradoria Geral do Município e do Instituto Pereira Passos (IPP). "Esta região passou por uma grande transformação urbana nos últimos anos. Queremos um Centro sempre mais limpo, organizado, iluminado, bonito e seguro. Este mapeamento será um censo com a identificação e a caracterização de imóveis vazios e subutilizados. Por meio da coleta de dados será possível identificar áreas de interesse e traçar estratégias para aproveitar as edificações e terrenos abandonados ou subutilizados, que nos últimos anos tanto colaboraram com a degradação do ambiente urbano do Centro", explica o presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Washington Fajardo.

Coordenadas pelo IRPH e utilizando tablets e um aplicativo específico, desenvolvido pelo IPP, três equipes de pesquisadores percorrem o centro, tiram fotos e anotam informações de prédios que não são utilizados ou que estão subtulizados. A expectativa é que, durante os próximos três meses sejam cadastrados 4.700 endereços. Entre os imóveis sem moradores estão belos sobrados e antigos galpões que têm janelas e portas lacradas. Muitos apresentam a fachada em péssimo estado de conservação e com aparência de abandono. O Centro para Todos foi lançado em 2015 pela Prefeitura do Rio com o objetivo de tornar a região central da cidade mais ordenada e conservada. No programa, equipes da prefeitura prestam serviços de forma planejada e integrada para transformar a imagem da região e atrair investimentos.

CentroÁreas de atuação no centro

Os profissionais vão trabalhar em nove áreas do programa. No primeiro mês, serão levantados e registrados os vazios urbanos da região da Praça Tiradentes, do Centro Financeiro e da Praça XV. Depois, serão coletados os dados das seis áreas restantes: Cinelândia, Lapa, Cruz Vermelha, Saara, Castelo e Campo de Santana. De acordo com os cálculos da prefeitura, a densidade de domicílios no Centro atualmente é de 41,5/10 mil m² e, segundo Washington Fajardo, mapear os vazios urbanos da região vai facilitar a expansão de negócios, moradia e turismo na área. Ele ainda explica que os donos dos imóveis não terão que se mudar ou serão obrigados a iniciar alguma atividade no imóvel.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes